O Setor de Ciências Biológicas comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Alberto Orlando da Eira Rebelo, neste domingo (13), aos 89 anos, em decorrência de uma insuficiência cardÃaca agravada pela Covid-19. Docente do Setor de Ciências Biológicas, ele trabalhou na UFPR por mais de 20 anos, de 1977 a 1998.
Alberto nasceu em Lobito, municÃpio de Angola, e foi naturalizado brasileiro em 1976. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em Portugal e com tese de doutorado em Portugal e PhD em Minnesota, Estados Unidos, o professor era membro do American College of Surgeons.
Em Luanda, Angola, lecionou na cadeira de ClÃnica Cirúrgica e atuava como cirurgião e clÃnico geral. Migrou para o Brasil em 1975 por conta da guerra em Angola. Prestou concurso na UFPR e lecionou a disciplinas de Anatomia Humana e Fisiologia Humana para os cursos de Medicina, Nutrição, entre outros. Também atuava como clÃnico geral e cirurgião geral no NovaclÃnica Hospital e Maternidade, em São José dos Pinhais, hospital do qual foi um dos fundadores.
Em 2004, ficou viúvo de Herminia e casou-se, na sequência, com Ymara, com quem viveu até o fim de sua vida. Além da esposa, deixa sete filhos: Rui, Helena, Ana, Fernanda, Teresa, Herminia e Pedro; 15 netos; e dois bisnetos.
A comunidade enlutada presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos.
Com informações de Jessica Tokarski, da Sucom/UFPR