Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou a sua primeira Semana Acadêmica. O evento, organizado pelos estudantes Marcelo Leite (doutorando) e Luana Cabral (pós-doutoranda), ocorreu no prédio de Educação Física do Campus Centro Politécnico e reuniu cerca de 480 participantes. A proposta foi apresentar as pesquisas desenvolvidas no programa, que possui nota 6 de excelência da Capes, além de promover integração entre os laboratórios e a comunidade acadêmica.
Com o tema “Pesquisa e Inovação: Desafios e Horizontes Futuros”, a programação abordou os impactos das novas tecnologias e da inteligência artificial no campo da Educação Física. Segundo os organizadores, a escolha refletiu a necessidade de discutir as transformações que afetam a ciência e a sociedade no tempo presente, explorando caminhos para o futuro.
Participaram alunos de mestrado e doutorado em Educação Física da UFPR e da UTFPR, além de estudantes da graduação da UFPR. Também estiveram presentes alunos do curso de Fisioterapia da universidade, reforçando o caráter interdisciplinar e colaborativo da Semana.
A Semana Acadêmica contou com uma programação diversificada, incluindo uma aula inaugural, visita guiada aos laboratórios, apresentação de E- poster, mesa-redonda sobre internacionalização, o desafio do 3 Minutes Thesis e a participação da atleta olímpica Isabela Abreu.
Fotos: Acervo PPGEDF
Um dos momentos mais aguardados da programação foi o desafio 3 Minutes Thesis (3MT), que reuniu 22 participantes. A proposta consistiu em apresentar a pesquisa de mestrado ou doutorado em até três minutos, de forma criativa e acessível. Neste caso, as apresentações foram realizadas em vídeos gravados pelos pós-graduandos e exibidos durante a semana. O objetivo principal da atividade foi estimular a divulgação científica, ampliar a linguagem acadêmica para públicos diversos e preparar os alunos para futuros congressos.
No desafio 3MT, os vídeos foram avaliados a partir dos seguintes critérios:
Já no concurso de E-Poster, os alunos apresentaram suas pesquisas em formato de pôster digital, mas de uma maneira diferenciada. Foi organizado um rodízio: três grupos de cinco alunos, em que cada grupo teve uma hora e meia para expor e discutir seus trabalhos. O intuito foi proporcionar uma vivência prática de apresentações em congressos, experiência essencial ao longo da formação na pós-graduação.
No E-Poster, os trabalhos foram avaliados segundo os critérios:
Tanto no 3MT quanto no E-Poster, os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por oito professores do departamento, que analisaram cuidadosamente as produções, e premiaram os três primeiros lugares. Nos desafios da Semana Acadêmica, os alunos premiados foram:
E-Poster: 1º lugar – Camila Schardong; 2º lugar – Isabela Cristiane; 3º lugar – Jéssica Barbosa.
3MT: 1º lugar – Diulya Mayara; 2º lugar – Lais Cristine; 3º lugar – Gustavo Hoffman.
Outro destaque foi a participação da atleta olímpica Isabela Abreu, do pentatlo moderno. Durante sua fala, a esportista apresentou aspectos de sua rotina de treinos e destacou como a ciência auxilia em seu desenvolvimento esportivo, especialmente na periodização e preparação física para modalidades combinadas como corrida, natação, esgrima, obstáculos e tiro. O momento chamou a atenção dos participantes pela aproximação entre prática esportiva de alto rendimento e pesquisa científica.
“Temos plena ciência de que alcançamos o que estava proposto. Ver todas as salas cheias e os alunos envolvidos no processo foi muito gratificante. A ideia, na próxima edição, é oportunizar ainda mais acesso à ciência, evidenciando as oportunidades e fortalecendo as redes entre as diferentes áreas de produção científica da nossa universidade”, diz Marcelo Leite, um dos organizadores da Semana Acadêmica.
👉 Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR), com informações do Marcelo Leite/UFPR – em 11/09/2025.