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Sequência didática é aprovada em edital sobre igualdade de gênero na educação básica

Um trabalho realizado pelo projeto de extensão “Fisiodivulgando” foi aprovado na segunda edição do edital “Igualdade de Gênero na Educação Básica”. A sequência didática “Contracepção: Responsabilidade Compartilhada” produzida pela professora Maíra Valle, do Departamento de Fisiologia, trabalha a ideia de que a contracepção não é uma responsabilidade apenas feminina, além de abordar vários temas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), machismo, autonomia corporal e temas transversais como a influência do racismo e da classe social.

Um dos itens da sequência é um vídeo (abaixo), produzido pela estudante de Terapia Ocupacional Daiany Assunção de Sá. Através da técnica de stop motion, o material reforça a importância de usar métodos contraceptivos e a diferença entre cada um deles. Em breve, os demais itens da sequência, que está em revisão, também serão disponibilizados à comunidade.

Ao todo, foram inscritos 80 trabalhos entre novembro e dezembro do ano passado. As avaliações foram feitas por especialistas que decidiram pelas ideias mais criativas e engajadoras, levando em conta as especificidades na educação de crianças entre zero e cinco anos, jovens e adultos.

A professora comenta que ficou muito feliz com a aprovação e que tem vontade de elaborar mais materiais didáticos sobre o assunto. “É muito importante falar não só no ensino fundamental, mas também no médio, na educação de adultos e no ensino superior”.

Maíra acredita que há maneiras diferentes da tradicional para falar de sexualidade nas escolas. Além da gravidez na adolescência e ISTs, há espaço ainda para abordagens como o prazer no ato sexual e expressões que vão além da heteronormatividade. “Todas as formas possíveis de expressões de gênero e orientações sexuais devem ser contempladas, porque existem diversas formas de viver a sexualidade e todas elas são saudáveis”.

No total, foram selecionados outros 25 trabalhos. O edital é uma iniciativa da ONG Ação Educativa, que criou um banco de aulas sobre o tema, com apoio do Fundo Malala, acessível aqui.

Texto: André Festa, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

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