Setor de Ciências Biológicas abre programação do Outubro Rosa 2024

Desde a década de 1990, outubro é lembrado como o mês de prevenção do câncer de mama e nos últimos anos essa campanha vem abraçando outras causas associadas à saúde da mulher, como o combate ao câncer de colo de útero. Em 2024, o Setor de Ciências Biológicas preparou uma série de atividades para o período, reforçando o compromisso da UFPR com a comunidade. Confira as ações previstas para o Outubro Rosa deste ano.

Divulgação temática
A entrada do prédio central do Setor recebe um laço cor-de-rosa e uma iluminação temática durante a noite. Além disso, todos os prédios receberão cartazes com informações sobre o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e formas de tratamento.

Café com elas
Ao longo de outubro, serão realizados cafés da manhã com as equipes de trabalhadoras terceirizadas do Setor, que receberão orientações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e de colo de útero.

Mostra fotográfica “Prevenção de Janeiro a Janeiro”
No dia 21 de outubro, às 10h, o hall de entrada do prédio central do Setor recebe a mostra fotográfica “Prevenção de Janeiro a Janeiro”, fruto de uma parceria entre o projeto social Anjos Sem Asas e o estúdio Roman Fotografias. A exposição retrata um pouco da vida de quem luta contra o câncer.

I Encontro sobre Avanços Científicos na Promoção da Saúde da Mulher
No dia 31 de outubro, o Setor realiza a primeira edição do Encontro sobre Avanços Científicos na Promoção da Saúde da Mulher. O evento acontece no prédio das 13h30 às 17:30 horas e dá direito a certificado para quem se inscrever previamente pelo formulário.

Movimenta UFPR
O Movimenta UFPR, que promove treinos de corrida na universidade, abriu uma turma especial de mulheres este mês. Embora as vagas tenham acabado em poucas horas, o Instagram do projeto terá conteúdos direcionados a mulheres no decorrer de outubro, para que elas possam praticar de onde estivem.

Arrecadação de produtos de higiene

O Setor de Ciências Biológicas arrecada até o dia 31 de outubro produtos de higiene para a ONG Amigas da Mama. Serão recebidos: sabonete líquido, pasta e escova de dente macia, hidratante corporal sem perfume, protetor solar e absorventes. As doações podem ser feitas na Direção, que fica no térreo do prédio central do Biológicas, das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades desta programação ao longo do mês pelo Instagram:

A Genética te explica
Fisiodivulgando
Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética
Movimenta UFPR

(Por Lívia Inácio, Aspec BL)