Setor de Ciências Biológicas dá boas-vindas aos novos estudantes

IMG_9534

Na última segunda-feira, 06 de junho, ocorreu o esperado encontro com os calouros, com o início do primeiro semestre letivo de 2022.

Para os alunos dos quatro cursos do Setor de Ciências Biológicas, o primeiro contato com a Universidade Federal do Paraná foi no Teatro da Reitoria, em uma cerimônia que contou com a participação de diversas autoridades da instituição.

O Diretor do Setor de Ciências Biológicas, Thales Ricardo Cipriani, parabenizou os calouros pela conquista de entrar em uma universidade pública e os convidou para uma imersão na Universidade. Falou também do orgulho que todos devem ter em fazer parte da UFPR, mesmo em meio a dificuldades de ordem política e econômica. Nesse mesmo sentido, Larissa Liz Ramina, Coordenadora de Iniciação Científica e Tecnológica, lembrou que a luta pela pesquisa e ciência é também um compromisso com a sociedade. “Estar aqui faz parte de uma resistência, para que continue sendo gratuita”, exclamou.

O Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rodrigo Arantes Reis, lembrou que também foi aluno do Setor, em que fez graduação, mestrado e doutorado, vivenciando a UFPR em tudo o que ela proporciona. Explicou rapidamente sobre a extensão universitária e sobre a importância dos grupos artísticos na universidade. Já o Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, ressaltou que a universidade é um local de acolhimento à pluralidade de ideias. “A universidade pública brasileira resiste, pois temos essa grande diversidade com desenvolvimento científico e vocês vão fazer parte dessa história”, destacou.

A Pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Josele Bucco Coelho, lembrou do tempo em que ingressou na universidade como aluna de graduação e fez um paralelo entre aquela época e hoje, ressaltando os novos desafios que a instituição possui hoje. “Meu desejo é para que sejamos sensíveis para compreender os desafios e que tenhamos coragem, força e resiliência para balizar este novo momento”. Nesse mesmo sentido, a Vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, destacou a importância dos estudantes para que a UFPR continue a figurar entre as principais universidades brasileiras. “Estamos vivendo momentos de mudanças eu vão exigir muito para que consigamos transformar e chegar aos primeiros lugares no Brasil. (…) Devemos seguir com força e coragem”.

Por fim, o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, deu as boas-vindas e enfatizou a responsabilidade que cada estudante tem a partir de agora, como guardiães da ciência. “Vocês que agora entram são filhos e filhas da UFPR e mais do que ninguém devem compor as fileiras na defesa da instituição. Sem universidade não temos futuro. Não apoiar isso é apoiar o atraso, obscurantismo e ignorância”.

IMG_9536

O Reitor da UFPR (à direita) e as demais autoridades presentes á cerimônia de início do ano letivo. Fotos: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

Após os discursos, houve a aula inaugural, com o professor Emanuel Maltempi de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, com o tema “Combate à Covid-19 no Século XXI”. O docente, que foi Vice-diretor do SCB e é um dos líderes no desenvolvimento da Vacina UFPR, trouxe dados científicos sobre a evolução da pesquisa sobre a doença, o vírus Sars Cov-2 e as ações da Universidade no combate à doença. No início, ele destacou a importância dos novos alunos para a renovação da universidade. “Apesar de centenária, são vocês que mantém a universidade jovem. Nada disso aconteceria se vocês não estivessem aqui”. Por fim, apresentou resumidamente os departamentos e as principais ações de pesquisa e extensão realizadas no SCB.

O professor Emanuel durante a aula inaugural do ano letivo no SCB. Foto: Jully Mendes (Aspec/SCB/UFPR)

O segundo dia de atividades teve início no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept). O vice-diretor do SCB, professor Marcelo Meira Santos Lima contou a história do Setor, desde as origens na Faculdade de Ciências e Letras (Fafi), e o  curso de história natural até a configuração atual, que tem cerca de 40 anos. Também ressaltou os atuais de bloqueios orçamentários, reforçando a importância da universidade para a sociedade. Fez ainda um paralelo com a sua área de atuação, a neurociência. O diretor Thales trouxe aspectos parte estrutural, dos departamentos e das decisões colegiadas, da coordenação até a reitoria e contou como funciona a escolha das direções setoriais.

IMG_9538

No segundo dia, as palestras ocorreram no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Foto: Erika Amano

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, falou sobre a proibição do trote na UFPR, das políticas de acolhimento dentro da universidade – restaurante universitário, bolsas permanência, fornecimento de equipamentos. Além de espaços de acolhimento, atendimento psicológico, casa da estudante e serviço social, além do acolhimento de estudantes indígenas e quilombolas.

A Unidade de Apoio a Projetos Educacionais e Comunicação (Aspec) também teve espaço para falar de suas atividades e convidar os calouros com sugestões de pautas e acompanhamento das redes sociais do Setor.

A programação continua até a sexta-feira, com atividades de integração conduzidas pelos centros acadêmicos, pela Biblioteca de Ciências Biológicas, pelo projeto UFPR Convida e pelas coordenações de curso.

Acesse aqui todas as fotos dos primeiros dias de acolhida aos calouros do SCB.

IMG_9587

A Direção do Setor, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e os calouros do SCB ao final do segundo dia da semana do calouro. Foto: Erika Amano