Na última quarta-feira, dia 24 de abril, ocorreu o lançamento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade da UFPR.
O programa nacional surgiu em 2008 e tem o objetivo de melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população através de trabalho e aprendizado de bolsistas estudantes, docentes e profissionais.
Todas as regiões do país foram contempladas com projetos para a edição do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Ao todo, 120 projetos foram aprovados, com aproximadamente 7.000 participantes – dentre estudantes de graduação da área da saúde, docentes, profissionais e gestores dos serviços de saúde – que estarão envolvidos nas ações do programa durante dois anos. Na UFPR, as ações, em parceria com as prefeituras de Curitiba e de Piraquara, envolverão os cursos de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia e Psicologia.
O lançamento do programa ocorreu no Auditório Gralha Azul, do Setor de Saúde da UFPR. Foto – ASPEC
Estiveram presentes na cerimônia autoridades dos dois municípios, estudantes e professores da UFPR dos cursos envolvidos.
A coordenadora do curso de Educação Física, professora Adriana Inês de Paula, representou o Setor de Ciências Biológicas e lembrou a importância da interdisciplinaridade, característica do PET-Saúde. “Um programa que pensa na interdisciplinaridade já é vitorioso desde o início. É motivo de orgulho integrar a comunidade acadêmica, produção científica e extensão à comunidade”.
A professora Adriana de Paula (em pé) representou o SCB na cerimônia. Foto – ASPEC
Já a secretária de saúde de Piraquara, Maristela Zanella, agradeceu a oportunidade de integrar-se ao programa. Por ter 93% de seu território em área de proteção ambiental, Piraquara tem dificuldades de arrecadação. Soma-se a isto o fato de que 85% da população é dependente do Sistema Único de Saúde. “Neste contexto a integração entre os acadêmicos e os nossos profissionais é fundamental. Toda vez que a UFPR faz uma proposta, nós recebemos de braços abertos”, destacou Zanella.
Já o coordenador do Centro de Educação em Saúde da Prefeitura de Curitiba, Antonio Derci Silveira, ressaltou os esforços para manter a parceria com a UFPR, que acontece pela quinta vez. “É uma abertura de campo e uma prática para aprendizagem. Só quando caminhamos juntos é que possível aprimorarmos o SUS.”
A Coordenadora do PET-Saúde, Luciana Elisabete Savaris, agradeceu as coordenações dos cursos envolvidos e destacou que o trabalho em equipe é um dos diferenciais do programa. “O trabalho em equipe é desafiador. Além de conseguir agregar, o PET propicia trabalho em rede, práticas colaborativas, diversificação do cenário de praticas e estar dentro de uma rede de relação ao cuidado com a saúde”, finalizou.
Participaram do evento representantes dos dois municípios, professores e estudantes dos cursos envolvidos no PET-Saúde. Foto – ASPEC
Confira outras fotos do evento aqui