Setor de Ciências Biológicas

SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PET- SAÚDE

Na última quarta-feira, dia 24 de abril, ocorreu o lançamento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade da UFPR.

O programa nacional surgiu em 2008 e tem o objetivo de melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população através de trabalho e aprendizado de bolsistas estudantes, docentes e profissionais.

Todas as regiões do país foram contempladas com projetos para a edição do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Ao todo, 120 projetos foram aprovados, com aproximadamente 7.000 participantes – dentre estudantes de graduação da área da saúde, docentes, profissionais e gestores dos serviços de saúde – que estarão envolvidos nas ações do programa durante dois anos. Na UFPR, as ações, em parceria com as prefeituras de Curitiba e de Piraquara, envolverão os cursos de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Farmácia e Psicologia.

 

O lançamento do programa ocorreu no Auditório Gralha Azul, do Setor de Saúde da UFPR. Foto – ASPEC

 

Estiveram presentes na cerimônia autoridades dos dois municípios, estudantes e professores da UFPR dos cursos envolvidos.

A coordenadora do curso de Educação Física, professora Adriana Inês de Paula, representou o Setor de Ciências Biológicas e lembrou a importância da interdisciplinaridade, característica do PET-Saúde. “Um programa que pensa na interdisciplinaridade já é vitorioso desde o início. É motivo de orgulho integrar a comunidade acadêmica, produção científica e extensão à comunidade”.

 

A professora Adriana de Paula (em pé) representou o SCB na cerimônia. Foto – ASPEC

 

Já a secretária de saúde de Piraquara, Maristela Zanella, agradeceu a oportunidade de integrar-se ao programa. Por ter 93% de seu território em área de proteção ambiental, Piraquara tem dificuldades de arrecadação. Soma-se a isto o fato de que 85% da população é dependente do Sistema Único de Saúde. “Neste contexto a integração entre os acadêmicos e os nossos profissionais é fundamental. Toda vez que a UFPR faz uma proposta, nós recebemos de braços abertos”, destacou Zanella.

Já o coordenador do Centro de Educação em Saúde da Prefeitura de Curitiba, Antonio Derci Silveira, ressaltou os esforços para manter a parceria com a UFPR, que acontece pela quinta vez. “É uma abertura de campo e uma prática para aprendizagem. Só quando caminhamos juntos é que possível aprimorarmos o SUS.”

A Coordenadora do PET-Saúde, Luciana Elisabete Savaris, agradeceu as coordenações dos cursos envolvidos e destacou que o trabalho em equipe é um dos diferenciais do programa. “O trabalho em equipe é desafiador. Além de conseguir agregar, o PET propicia trabalho em rede, práticas colaborativas, diversificação do cenário de praticas e estar dentro de uma rede de relação ao cuidado com a saúde”, finalizou.

Participaram do evento representantes dos dois municípios, professores e estudantes dos cursos envolvidos no PET-Saúde.  Foto – ASPEC

 

Confira outras fotos do evento aqui

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR