UFPR amplia oferta de testes para assintomáticos da comunidade em geral. Inscrições abertas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aumenta o número de vagas para os testes com pessoas assintomáticas.

Serão 2500 testes para a população em geral que não tenha sintomas da Covid-19. As pessoas das comunidades da UFPR, UTFPR e do Palácio das Araucárias já inscritas para este mutirão não precisam se cadastrar novamente.

A ação será na próxima terça-feira, dia 15 de junho, das 8 às 15h, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico.

Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo abaixo. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

A testagem da comunidade é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO).  Os exames fazem parte de um estudo para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas.

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 28 mil testes em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.

A coleta por saliva evita riscos para a equipe que trabalha no projeto, já que não há contato direto com as secreções dos indivíduos. Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

De acordo com os organizadores, a ideia de aplicar a testagem em um público maior veio dos esforços para detecção do vírus SARS-CoV-2 na comunidade acadêmica, de forma a auxiliar no combate à pandemia.

“Assim, graças a experiência adquirida no processo, a grande adesão de voluntários para o próximo evento e o crucial apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conseguimos ampliar as inscrições para interessados de fora da comunidade acadêmica”, afirma a professora Daniela Fiori Gradia, coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Genética da UFPR.

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas

Quando: 15/06/2021, das 08 às 15h