UFPR lança vídeo sobre o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da parceria entre a UFPR TV e o Setor de Ciências Biológicas, lançou hoje (28) o vídeo de apresentação institucional do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia para a Rede Pública (PROFBIO). O material apresenta os fundamentos, objetivos e estrutura do programa, voltado à formação continuada de professores de Biologia que atuam no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas brasileiras.

Criado em 2017 com apoio da CAPES e do Ministério da Educação, o PROFBIO é uma pós-graduação stricto sensu oferecida em rede nacional por mais de 20 universidades públicas federais e estaduais. O curso tem duração de dois anos e combina disciplinas teóricas e práticas, metodologias ativas e desenvolvimento de projetos aplicados diretamente na escola de origem do professor.

O vídeo destaca a importância da qualificação docente como ferramenta de transformação social e educacional, reforçando o papel do professor como agente de mudança e o estudante como protagonista da própria aprendizagem. Com uma linguagem leve e interessante, busca inspirar educadores e ampliar o alcance do programa, tornando o PROFBIO mais acessível e atrativo para professores da rede pública.

 

Inscrições abertas para o processo seletivo 2026

O período de inscrições vai de 01 a 30 de setembro de 2025, conforme edital vigente. Podem concorrer às vagas professores efetivos ou contratados da rede pública que possuam diploma em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, e que estejam ministrando aulas de Biologia ou disciplinas afins.

As inscrições estarão disponíveis neste link.

O vídeo está disponível nas redes sociais e canais de Youtube da TV UFPR e do Setor de Ciências Biológicas, e pode ser acessado por educadores, gestores e interessados em conhecer mais sobre o programa.

Assista, compartilhe e faça parte da rede de mestres que estão moldando o futuro da educação pública no Brasil.

Para mais informações sobre o programa PROFBIO na UFPR clique aqui.

 

Por ASPEC, em 28/08/2025.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2026 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR