Anna Raquel Silveira Gomes

A professora Anna Raquel Silveira Gomes, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, tem uma relação muito íntima com a ciência. Quando criança, Anna teve um problema de visão e, ao final das consultas, seu pai a dizia que não era para se preocupar, pois a ciência evoluiria e logo o problema teria cura. Assim, cresceu se questionando: “Mas que ciência é essa?”. Após um período, passou a se consultar com um médico que era professor da Universidade Estadual de Londrina. Aí veio outra questão: “Por que um professor universitário resolveria meu problema?”. Movida por esta curiosidade, começou sua relação com pesquisa, ciência e academia. Já na adolescência, teve um problema no joelho e ao se consultar com um ortopedista, foi encaminhada para a fisioterapia. “Se melhorasse a parte musculoesquelética, não necessitaria fazer cirurgia, e assim aconteceu”, revela. Cursou fisioterapia e se especializou na parte músculoesquelética. Fez mestrado, doutorado e assim conheceu a ciência que tanto questionara e que lhe trouxe a solução para a visão, com uma cirurgia a laser inovadora no Brasil. Atualmente, suas pesquisas são voltadas quase totalmente para mulheres. Em idosas, o tratamento com fisioterapia músculoesquelética diminui as quedas e revitaliza a força, contribuindo para uma melhor autoestima dessas senhoras. “Na última década, recebemos vários prêmios em congressos de geriatria e gerontologia. Eu fico feliz, não apenas em contribuir com a ciência e com ensino, mas também em ajudar as mulheres”, sintetiza.

Anna