Uma das libélulas coletadas por Breno, em Morretes. Foto – Arquivo pessoal
O estudante Breno Rodrigo de Araujo, do curso de Ciências Biológicas, finaliza o bacharelado com o TCC sobre a integridade de habitat, composição e estrutura da comunidade de libélulas (Insecta: Odonata) em um riacho de Morretes, no litoral do estado.
Breno verificou se a comunidade de libélulas é influenciada pela degradação ambiental de um afluente do rio Brumado. Durante as pesquisas em campo, Breno teve dificuldades em coletar os insetos com a rede entomológica, mas também foi surpreendido, pois coletou uma libélula fêmea de Progomphus elegans Belle, 1973 (Anisoptera: Gomphidae) que corresponde ao primeiro registro de ocorrência para o estado e o segundo para a espécie. O primeiro, e até então único exemplar, foi coletado pelo entomólogo alemão Frühstorfer quando esteve em Santa Catarina por volta de 1888.
Além disso, Breno já é mestrando em Entomologia, onde trabalha com um projeto envolvendo libélulas nos mananciais da serra em Piraquara. Para os próximos meses, tem como objetivo de apresentar o trabalho no XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia que acontecerá em setembro em Gramado, Rio Grande do Sul.
Durante as coletas, Breno encontrou dificuldades, pois as libélulas são excelentes voadoras e uma das armadilhas se perdeu em meio à correnteza do riacho. Foto – arquivo pessoal