Setor de Ciências Biológicas

Ida Cristina Gubert

A trajetória da Professora Ida Cristina Gubert na UFPR teve início na sua formação em Ciências Biológicas e o mestrado em Genética. Sua carreira como professora na universidade começou em 1980, onde atua até hoje com dedicação exclusiva. Atualmente, trabalha com a linha de pesquisa no segmento de imunodiagnóstico, ministrando aulas e orientando trabalhos no Departamento de Patologia Básica.

“Sinto muito orgulho de ver meus alunos – aos quais chamo de ‘estrelas que brilham’ – tendo destaque dentro e fora da universidade. Tenho consciência de que cumpri o papel de educadora, de formadora, com muita paixão”, resume a docente.

dsc_8748

Ida é querida por inúmeros professores, técnicos e alunos. Alguns deles expressam neste espaço a admiração que possuem por sua dedicação, comprometimento e ética com que realiza seu trabalho.

“Parabenizo a Professora Ida Cristina Gubert por sua força e dedicação. Ela sempre esteve muito presente na minha caminhada na UFPR. Foi minha professora de Imunologia no Curso de Ciências Biológicas e em 1994 ajudou-me muitíssimo no início da minha carreira como professora de Imunologia no Campus Palotina. Não há palavras que descrevam o sentimento de admiração e gratidão que sinto por ela”.

Profª Simone Benghi Pinto

“Na semana na qual homenageamos as mulheres, uma que merece  destaque é a Ida Cristina Gubert, Professora Titular do Departamento de Patologia Básica, SCB da UFPR e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde, locais onde atua com imensa Dedicação, Integridade e Honestidade ao longo de muitos anos.  A nossa palavra que expressa admiração, respeito e carinho à esta formidável  mulher e professora educadora, a qual possui imensa espiritualidade e especial amiga  é a gratidão por sua pessoa ética, guerreira e vencedora de tantos desafios. Por toda sua doação de vida à nossa  universidade e comunidade! Parabéns!”

Profª Cristina Leise Bastos Monteiro

“Ida Gubert é fonte constante de inspiração para uma vida universitária completa.
Sua habilidade e comprometimento como educadora são características sempre lembradas pelas várias gerações de profissionais que Ida ajudou e ajuda a formar. Para mim é exemplo de postura ética, profissional e de dedicação a nossa universidade. Sua amizade sincera e disposição incondicional de ajudar são atitudes pessoais que fundamentalmente contribuíram para o meu crescimento pessoal e acadêmico”.

Prof. Silvio Marques Zanata

“Ida, não por acaso inicia-se com a letra I.
Mulher Inteligente, íntegra, idônea, independente, incansável…
Sempre imponente e impecável. Impressionantemente incrível. Inigualável, ímpar.
Inspiradora, intuitiva, iluminada.
Às vezes intempestiva, mas imprescindível!”

Profª Juliana de Moura

A professora Ida Gubert é uma referência para mim em termos profissionais e pessoais. Ela tem uma visão muito ampla e lúcida da Universidade. Sempre recorro a ela para pedir conselhos sobre o dia-a-dia na universidade, como questões administrativas e éticas. E como professora ela é uma inspiração. Lembro que quando cheguei no Departamento de Patologia Básica assisti a algumas de suas aulas de Imunologia. Aprendi muito e, ao mesmo tempo, tomei consciência de que nunca chegaria a ser uma professora tão completa como a Ida. Ela é realmente um exemplo! E acima de tudo uma mulher admirável!”

Profª Adriana Mercadante

A professora Ida Gubert, além de ter sido minha professora na graduação, homenageada pela minha turma, hoje é minha colega de departamento. Sou grande admiradora dela como pessoa e profissional. Excelente professora, conservadora na forma de ministrar suas aulas, preza pela conduta ética e responsável de seus estudantes. Conhecedora da Universidade como poucos, é um referencial para mim, que ingressei há pouco nas atividades administrativas. Durante os anos de convivência pude testemunhar sua empatia, disponibilidade e sensibilidade. Certamente, a Profa. Ida é uma pessoa que merece este reconhecimento”.

Profª Patricia Dalzoto

“A professora Ida é uma referência para mim em várias questões profissionais, pela sua ponderação. Quando preciso de alguma orientação, é a ela a quem primeiramente recorro. Além disso, admiro muito sua trajetória pessoal.”

Profª Lia Sumie Nakao

“Ela teve papel fundamental na minha formação profissional e pessoal. Com seu jeito único, positivo e determinado me encantou e inspirou desde as primeiras aulas de Imunologia e sempre foi um exemplo a seguir, orientadora no meu desenvolvimento e escolhas acadêmicas e uma amiga nas horas que precisei. Presente na minha vida e muitas vezes a minha família em Curitiba. Ela me inspira até hoje: mulher linda, que sorri com o olhar e sabe amar e acolher, talentosa e com um generoso coração! Só desejo que você seja sempre muito feliz!”

Flávia Galindo Silvestre Silva, bióloga formada pela UFPR

“A professora Ida marcou minha vida acadêmica por apresentar a disciplina que me encantaria e que me motivaria a aprofundar os estudos na área de saúde. Seu incentivo à pesquisa, sempre nos conduzindo a realizar as perguntas corretas nos ensaios, tornava a Ciência ainda mais instigante. Mas a Ida não é só uma grande orientadora e professora e, de forma ímpar, despida dos títulos e da impessoalidade que a academia por vezes impõe, ela mostra-se uma grande amiga, incentivadora, mentora, sempre presente nos momentos felizes mas também nos desafiantes dando seu apoio e força. Um exemplo de mulher, professora, amiga. Sinto-me privilegiada por conhecê-la e trazê-la para minha vida há mais de 20 anos. Ida: qualquer palavra aqui não traduz minha admiração e amor por você. Muito obrigada por fazer parte da minha história!”

Cynthia Merlin, bióloga formada pela UFPR

“Completo 13 anos de convívio com a Profa. Ida Gubert. Sua atuação dentro da UFPR é para mim inspiradora e nos convida a sermos mais pró-ativos, corajosos, reflexivos e a buscarmos uma vida profissional que seja a mais significativa possível.”

Profª Lucy Ono

“Dedicação e respeito são adjetivos que marcam a história da Prof Ida na UFPR, e, os mesmos atributos estão presentes nas suas relações pessoais. Tenho nela um exemplo de mulher que, com sua luta e caráter, forjou a personalidade forte e encantadora, presente em nosso dia a dia”.
Profª Larissa Alvarenga

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR