Julia Cristina Silva, funcionária terceirizada que atua no Departamento de Farmacologia, enfrenta um câncer de mama desde outubro do ano passado. Mesmo com as sessões de quimioterapia, ela não perde o animo e nem a vontade de trabalhar, se ausentando apenas quando realmente necessário. “Não há porque desesperar. Aqui eu esqueço da parte ruim, o ambiente de trabalho é maravilhoso”, conta Julia.
O amor pela vida é o que a encoraja a continuar. “Meu combate é viver, trabalhar e entregar o melhor nas mãos de Deus. Não adianta me descabelar, até porque o cabelo já se foi mesmo”, conta ela, entre risos. “Minha filha perguntou ao médico se eu era normal. Ele disse para agradecer a Deus eu encarar a doença assim”. E não só sua filha agradece Julia, mas todos aqueles que desfrutam do seu convívio diário!
Algumas colegas de Julia enviaram mensagens na qual expressam o quanto ela é inspiradora.
“A Julinha é um exemplo de garra e alegria, ela me inspira muito e me leva a acreditar que apesar de todas as dificuldades que a vida nos oferece, nós somos capazes de vencê-las com sabedoria, serenidade, força e coragem! Coragem é a palavra que define a Júlia, coragem de enfrentar e vencer sempre!”
Eliana Adami, doutoranda em Farmacologia
“A Julia, ou Julinha, como a chamamos, é alegre, alto astral, participativa, educada e gentil. Estas características estão diariamente presentes, fazem parte de sua personalidade, mesmo em situações adversas. Recentemente enfrentando um problema de saúde, não se deixa abater. Nem o tratamento agressivo que está fazendo a afasta do trabalho, não quis tirar licença, enfrenta a situação dia-a-dia com uma garagalhada pronta para dar e disposta a ajudar a todos. É um exemplo de mulher forte, que contribui com a UFPR e com as pessoas a sua volta. Merece todas as homenagens no Mês da Mulher!”
Profª Alexandra Acco
“A Julia encara os desafios da vida sempre de bom humor, com um sorriso no rosto. É uma inspiração para o departamento”.
Ana Clara Sans Salomão Ventura, mestranda em Farmacologia
“Julinha é só alegria! Nossas conversas sempre começam e terminam em risadas. Ela consegue ver sempre o lado bom das coisas e mesmo nos piores momentos, é sempre a pessoa mais alto astral com quem me deparo no departamento. Me ensinou muitas coisas desde que nos conhecemos, principalmente o que é realmente amar o que faz e ser dedicada apesar das dificuldades”.
Sara Tolouei, doutoranda em Farmacologia
“A Julia é uma mulher inspiradora, de uma alegria contagiante a qual é passada a todos ao seu redor. Mesmo com todos os obstáculos que ela enfrentou e ainda enfrenta, jamais encontrei ela triste, reclamando ou fazendo com que os outros sintam pena dela. Realmente um exemplo de mulher!”
Daiany Redivo, doutoranda em Farmacologia
“A Júlia é LUZ.
Ela é força, alegria e disposição.
Baiana arretada, está sempre feliz.
Com ela não tem tempo ruim e não há montanha que não possa ser escalada.
Com a sua simplicidade de ser, sabe dar valor ao que realmente importa nessa vida.
Ah, e como ela ama viver!
Inspiradora.”
Priscila, Margareth, Fernanda e Bruna, pesquisadoras do Laboratório de Farmacologia e Fisiopatologia da Pele