Márcia Helena Mendonça

Márcia Helena Mendonça, professora aposentada do Departamento de Biologia Celular, sempre manifestou sua preferência pela docência no ensino superior. Atuou como vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e como chefe do Departamento, ambos os cargos por dois mandatos.  Nesse período, iniciou uma nova graduação em Psicologia, pois sentia a necessidade de aperfeiçoamento pessoal em humanidades. A partir disso buscou especializações na área de educação para obter novos fundamentos na docência. Porém, a vida administrativa ainda a chamava. Assim, em 2006, ocupou o cargo de vice-reitora e em 2008 assumiu como reitora, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Tal função a animou para procurar a terceira graduação, em Direito. Após o término do mandato na reitoria, Márcia retorna ao setor e inicia novos projetos de extensão universitária, programas de iniciação à docência e de formação de professores.  A docente resume em cinco palavras a sua atuação na universidade: “Gratidão (por ter sido aluna da UFPR na graduação e pós-graduação devendo a ela tudo o que sou e fiz);  orgulho (por ter sido professora e pertencido à administração superior dessa grande instituição); satisfação (por ter contribuído com a formação cidadã de inúmeros profissionais de grande competência); emoção (por encontrá-los com bastante frequência no exercício profissional) e, finalmente, na imensa e incurável saudade que sinto do Setor de Ciências Biológicas da UFPR”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA