Maria Aparecida Cassilha Zawadneak

A professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Departamento de Patologia Básica é pesquisadora na área de Entomologia Agrícola. Sua temática é a identificação e manejo de pragas hortícolas com ênfase ao morangueiro.  Seu estudo prioriza a qualidade da fruta sem utilizar produtos químicos, mas as pesquisas vão além da produção do morango. O projeto de extensão Colhendo Bons Frutos, de sua coordenação, prima pela qualidade no produtor e na sua saúde; nos problemas socioeconômicos e no preço do produto, pois o fruto demanda o uso de grande quantidade de agrotóxico, o que reflete nesses aspectos. Com esse projeto, a equipe descobriu uma nova praga, sem registro na América do Sul. Atualmente, os esforços têm sido para o controle biológico desta praga, através de microrganismos encontrados também pela equipe. O programa ainda gerou o livro Como Produzir Morangos (2014), que teve sua venda esgotada, o qual tem a professora como uma das autoras.  Suas pesquisas rendem muito além da universidade, deixa carinho e cuidado para comunidades agrícolas; reconhecimento de diversos órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, além de colaborar com o aumento da produção regional, estadual e nacional de um morango saudável e saboroso. Ela se sente grata por seu trabalho ir além da sala de aula e contribuir na formação dos estudantes e dos agricultores. “Na dedicação exclusiva a gente tem por obrigação também formar os alunos fora da universidade, para profissionalmente se desenvolverem melhor”, sintetiza.