Setor de Ciências Biológicas

Mirna Martins Casagrande

A história da Professora Mirna Martins Casagrande com a UFPR tem mais de 40 anos. Aqui, ela graduou-se em Ciências Biológicas, fez o mestrado e o doutorado em Entomologia.  Foi pesquisadora visitante em grandes coleções entomológicas do Brasil, America do Norte e Europa. Especialista em Lepidoptera (ordem de insetos que inclui as borboletas), ela leciona até hoje para os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, além orientar no PPG-Entomologia.

Sobre ser inspiração para estes e outros profissionais, Mirna ressalta que o importante é o respeito e a motivação às pessoas. “Temos que ter uma postura responsável e que respeite a cada um nas suas peculiaridades. Cada indivíduo tem uma particularidade, que precisa ser descoberta. Assim podemos aproveitar o potencial desta pessoa ou conviver sempre procurando motivá-la, ressaltando o que ela tem de melhor”.

mirna

Seus colegas e alunos a admiram por sua coragem, sua inspiração e seu pioneirismo e aqui, neste espaço, deixam seus depoimentos na íntegra.

“Sabendo das dificuldades que a mulher enfrentou, e ainda enfrenta no meio acadêmico, para mim, a Professora Mirna é exemplo em vários sentidos. Seus ensinamentos nos inspiram, seja no amor pela ciência, seja na coragem que ela nos transmite, para enfrentar os desafios e nunca desistir dos nossos sonhos”.

Mônica Piovesan, Doutoranda em Entomologia

“Co-orientadora de toda minha vida acadêmica, a professora Mirna é um exemplo de docente voltado à formação integral de seus estudantes. Apesar de todas as limitações de tempo e de recursos de nossa vida acadêmica, sempre encontrou momentos para nos inspirar com sua paixão pela ciência, pelo ensino e pelas relações humanas. Um grande exemplo de vocação acadêmica”.

Professor Eduardo Carneiro

s\axdzczz
“A Professora Mirna certamente deixou e deixará uma influência marcante na trajetória da minha vida e carreira.  Sua excelência se mostra não apenas na sua notória competência como professora e orientadora, mas também na ousadia de seguir o caminho da pesquisa científica em uma época em que a sociedade ainda era algo aversa a ver a mulher fora de seus “papéis tradicionais”. Certamente, pessoas como ela ajudaram a abrir as portas para toda uma geração de novas cientistas. A Professora Mirna é uma inspiração para todos aqueles que estão em sua volta. Sua dedicação, diligência e independência renderam a ela mais de duas centenas de publicações científicas que garantem, com todo mérito, seu nome entre os maiores da taxonomia brasileira.”

Fernando Maia Silva Dias, Doutor em Entomologia

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR