Paula Chomem e Lidian dos Santos Alves – Efeitos do Ultrassom e do Reiki sobre a dor de amputados

1paula-e-lidian-joao-ok

As alunas de Fisioterapia Paula Chomem e Lidian dos Santos Alves pesquisaram durante o TCC os efeitos da Terapia por Ultrassom (UST) e do Reiki (imposição das mãos) sobre a dor e a sensação fantasma que acomete amputados de membros inferiores.

Paula e Lidian compararam os resultados obtidos com a aplicação destes dois recursos e o seu impacto no processo de reabilitação, o que inclui utilização de próteses e a execução das atividades de vida diária pós-amputação.

Durante a realização do trabalho, as estudantes sentiram algumas dificuldades em relação ao embasamento teórico e número de voluntários para a pesquisa. “Foram poucos os estudos encontrados na literatura tanto para escrevermos o projeto, quanto para discutirmos os nossos resultados devido a especificidade do tema dor e sensação fantasma e, também, dos recursos escolhidos e seus parâmetros de aplicação na população estudada”, relatam as alunas. Embora não se possa afirmar que houve diferença entre os recursos aplicados, ambos demonstraram atuar sobre a dor e sensação fantasma e na funcionalidade.

Para o futuro, as duas planejam realizar um processo seletivo para fazer uma residência no Hospital de Clínicas da UFPR (HC). Lidian pretende seguir na área de Saúde da Criança e do Adolescente, e Paula escolheu a área de Saúde do Adulto e do Idoso.