Vanessa Peres

Vanessa Peres, secretária da Pós-Graduação em Zoologia, começou sua carreira na UFPR como estagiária, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Mais tarde, atuou como auxiliar administrativa na FUNPAR. Desde 2009 é servidora efetiva da universidade e nos últimos quatro anos, realiza suas funções administrativas no PPG-Zoo.

Vanessa conta que faz seu trabalho da melhor forma possível, atendendo todos com alegria e atenção. “Eu fico pensando em quantas pessoas dependem de um posto de saúde e que encontram uma situação mais precária de trabalho. Apesar das minhas demandas não serem de vida ou morte, do mesmo jeito que eu gostaria de ser atendida lá, eu tento atender aqui”, revela.

vanessa

Para seus colegas e alunos do PPG Zoologia, Vanessa é exemplo de dedicação, organização e esforço.  Aqui neste espaço, alguns deles deixam registrada a contribuição dela para a universidade.

“Para mim, a Vanessa é um exemplo de mulher e profissional sob vários aspectos.  Sobretudo, exemplo de Disponibilidade, atendendo a todos com extrema atenção e zelo; Paciência, explicando, conversando e sanando dúvidas; Dedicação, sempre dando o seu melhor e fazendo o possível para ajudar a resolver problemas que surgem durante nossas pesquisas; e Organização, a fim de que tudo esteja e fique em ordem, para manter o Programa funcionando conforme o esperado. Muita coisa não seria possível sem o enorme apoio que nós, alunos da Pós-graduação em Zoologia, recebemos todos os dias, de nossa dedicada secretária, Vanessa.”

Laís Aline Grossel,  Mestranda em Zoologia

“A Vanessa é uma inspiração para mim, pois, além de extremamente capaz e eficiente nas muitas funções que possui na zoologia, ela sempre esta pronta para nos ouvir e procurar nos ajudar, sempre faz o possível para resolver tudo o que esta em seu alcance buscando o melhor para a pós. A Vanessa é um exemplo de mulher, profissional e ser humano!”

Luana Castro, Doutoranda em Zoologia

A França adota como símbolo nacional a deusa da Liberdade, conhecida como Marianne.  A efígie de Marianne está representada em vários prédios oficiais, na Praça da República, nos selos postais do país e mesmo nas moedas de Euro que circulam internamente. Marianne é a personificação da República Francesa, uma figura criada para conferir uma face humana ao triunfo da democracia sobre a monarquia e a opressão, que tanto sacrifício custou aos ao povo daquele país. Na minha opinião, como  vice-coordenador do programa, não acho exagero afirmar que a Vanessa não só é a face mais conhecida e importante da pós-graduação em Zoologia, mas muitas vezes ela é a própria personificação do programa no que este tem de melhor. Vanessa é uma inspiração pela sua abnegação e desprendimento no cumprimento de suas funções, que desempenha com eficiência notável. Sua dedicação vai muito além do exigido e esperado de um funcionário público, o que é fica patente no grande número de horas que passou à noite, após o expediente, e mesmo durante finais de semana se esforçando para trazer a “casa” à ordem. Não conheço ninguém que tenha, de forma tão absoluta, vestido a camisa da instituição com o único intuito de prover um serviço de qualidade. Não tenho dúvida que ela é a principal responsável pela elevação da pontuação do curso de 4 para 5 na classificação da CAPES. A dedicação, eficiência e simpatia da Vanessa são certamente exemplos a serem seguidos e grande fonte de inspiração para os professores, técnicos e alunos que conhecem a excelência e profissionalismo de seu trabalho.”

Professor Marcos Barbeitos, Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Zoologia

“A Vanessa é um exemplo de dedicação, empenho e organização. Além disso, não me recordo de um único dia ao longo de todos esses anos de convívio em que a Vanessa não estivesse de ótimo humor – mesmo na época de entrega dos relatórios anuais da pós-graduação!”

Professor Marcio Pie, coordenador da Pós-Graduação em Zoologia