Correção de Matrícula – Semestre 2025.1 (último ajuste)

Atualizado em 06/02/2025

ATENÇÃO, ALUNOS(AS)!!! ESSE É O ÚLTIMO AJUSTE ANTES DA FINALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS!

Se você já se matriculou em todas as disciplinas desejadas, já está tudo certo! não é necessário preencher formulário nenhum, somente aguardar o início das aulas!

Aos discentes do Curso de Educação Física UFPR:

Durante o prazo de 07/03/2025 até 15:00h do dia 14/03/2025, você poderá solicitar a Correção RESIDUAL de matrícula em disciplinas do semestre letivo 2025/1, via REQUERIMENTO EM PDF a ser anexado EXCLUSIVAMENTE EM FORMULÁRIO GOOGLE.

NÃO SERÃO ACEITOS REQUERIMENTOS EM PDF VIA E-MAIL DA COORDENAÇÃO

Este prazo refere-se ao aluno(a) que:

  1. Está insatisfeito com a matrícula e queira INCLUIR ou EXCLUIR alguma turma/disciplina de sua matrícula;
  2. Não conseguiu vaga na turma pretendida durante o prazo de solicitação e neste momento deseja solicitar matrícula em outra turma que tenha vaga;
  3. Excedeu o limite de carga horária e deseja incluir mais matérias em sua grade, desde que não haja conflito de horários.

 

Siga os passos abaixo – não pule nenhuma etapa!

 

  1. Acesse seu usuário do Siga e confirme se você realmente não está matriculado na turma que deseja.
  2. Confira as disciplinas da sua grade curricular e priorize solicitar as disciplinas do currículo que você pertence, conferindo em seu relatório de integralização pelo Siga.
  3. Acesse a planilha com as vagas remanescentes nas turmas neste link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1jsjIscbvuSfy6zPMxbXGi15VI4fIv6LW/edit?gid=1316572025#gid=1316572025
  4. Faça o download do requerimento NESTE LINK: https://bio.ufpr.br/cef/wp-content/uploads/sites/33/2024/08/FORMULARIO-AJUSTE-DE-MATRICULA.pdf
    imprima e preencha a tabela do requerimento com as disciplinas que você deseja INCLUIR ou que deseja EXCLUIR. Realize o preenchimento de todos os campos que constam no requerimento, e não se esqueça de assiná-lo na parte final do documento;
  5. Acesse o FORMULÁRIO GOOGLE neste link: https://forms.gle/D5nkV6WjSjZM6K7y5
  6. Preencha as informações e insira o requerimento assinado em PDF no formulário Google.
  7. Após preencher e enviar a solicitação, você receberá um e-mail (no endereço digitado no próprio formulário) com o resumo da sua solicitação. Guarde essa mensagem, pois é o seu comprovante de solicitação da correção;
  8. A Coordenação do Curso realizará o processamento das solicitações com as informações geradas pelo próprio formulário do requerimento enviado em anexo via Google Forms.
  9. Se você preencher este formulário mais de uma vez, será considerada APENAS a última versão enviada;
  10. Entre 14/03/2025 a 18/03/2024 a Coordenação do Curso realizará o processamento das solicitações;
  11. Aguarde o processamento da solicitação e confira o resultado na sua tela SIGA SOMENTE A PARTIR DO DIA 18/03/2025.
  12. Caso haja alguma divergência, o aluno deverá entrar em contato via e-mail da coordenação nos dias 18 e 19/03/2025.
Se você não anexar o requerimento em PDF, sua solicitação não será completada!!

 

SOBRE O PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO EM PDF

 

Você poderá anexar o formulário a partir do dia 07/03/2025;Antes de realizar o ajuste, planeje o seu horário. Verifique no SIGA as disciplinas em que já está matriculada/o e consulte os horários das disciplinas;

Atente-se para que a sua solicitação não conflite com os horários das disciplinas em que você já está matriculada/o. Em caso de conflito, será mantido o horário em que você já está matriculada/o;Informações incompletas e/ou incorretas NÃO serão processadas e serão desconsideradas. Preencha o Requerimento em PDF com atenção!

A ocupação das vagas disponíveis será definida respeitando a seguinte ordem de critérios, conforme previsto no artigo 49 da Resolução 37/97-CEPE:

a) periodizados (estudante sem reprovação);             b) GRR mais antigo;             c) IRA geral.

O preenchimento deste formulário não garante a sua vaga nas disciplinas solicitadas, sendo sua responsabilidade verificar o resultado diretamente no SIGA nos dias 18 e 19/03/2025.Você pode solicitar o ajuste de matrícula SOMENTE para disciplinas do seu currículo ou equivalentes eventualmente ofertadas com os códigos do currículo anterior; qualquer solicitação de disciplina não pertencente (ou não equivalente) à disciplina de seu currículo SERÁ DESCONSIDERADA;

Acesse o link do quadro de correspondências vigente:

https://bio.ufpr.br/cef/wp-content/uploads/sites/33/2024/08/Atualizado-em-30.08.24-QUADRO-geral-de-equivalencias.pdf

Para todos os casos serão analisadas a carga horária mínima e a máxima prevista por semestre para a/o aluna/o.Caso você solicite inclusão em uma disciplina cuja turma não possua vaga disponível, NÃO será possível realizar nova solicitação para a outra turma da mesma disciplina;Caso você solicite inclusão em uma disciplina da qual nenhuma das turmas ofertadas possua vaga disponível, NÃO será possível realizar a sua matrícula e você não poderá cursar a disciplina nesse semestre. Os Departamentos considerarão a demanda represada para as disciplinas nos próximos semestres letivos;

Casos omissos serão definidos pela Coordenação do Curso.

Fique atenta/o: fazemos o processamento primeiro pelas EXCLUSÕES! Portanto, se você solicitar EXCLUSÃO de uma turma em que já está matriculado/a com o objetivo de solicitar INCLUSÃO em uma outra turma, e se nessa outra turma não houver vaga disponível, você nem conseguirá matrícula na outra turma, nem conseguirá voltar para aquela em que já estava matriculada/o. Só faça alteração em sua matrícula se tiver certeza!

 O(a) aluno(a) só poderá comparecer às aulas a partir do momento que a sua matrícula estiver efetivamente registrada em sua tela do Siga.

 

 

REITERAMOS OS PRAZOS PARA A CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO

07/03/2025 a 14/03/2025

Período para solicitar a CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS. O aluno deverá preencher o requerimento [ LINK ], listando as disciplinas que possui interesse em solicitar a matrícula, desde que haja disponibilidade de vagas remanescentes na turma pretendida. Esse requerimento deverá ser anexado em formulário do Google impreterivelmente durante o prazo mencionado. Será nesse prazo que o aluno poderá solicitar aumento da carga horária incluindo mais disciplinas em sua grade horária no semestre vigente.

14/03/2025 a 18/03/2025

PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS APÓS A CORREÇÃO RESIDUAL  – Durante esse período é de inteira responsabilidade do aluno verificar em sua tela do Siga se as disciplinas em que está matriculado estão de acordo com o seu planejamento para o semestre vigente. Qualquer inconsistência na grade horária poderá ser tratado diretamente via email da coordenação <coordenacao.edf@ufpr.br>.

               

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Heraclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Herclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Educação Física

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR