Coordenação do Curso de Educação Física

Eventos e pesquisas de interesse das/dos estudantes

SEMESTRE 2023.2

[post atualizado em 14/11/2023]

 

  • Cursos

 

    • Eventos

  • [Questionário de Pesquisa] HABILIDADES CES

    Projeto: Investigando Evidências de Validade do Behavioral, Emotional, and Social Skills Inventory (BESSI)

    A Mestranda Marcelle Fernandes do curso de psicologia da UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Cristian Zanon, está fazendo uma pesquisa e precisa de respostas vindas de outros estados, a qual será importante para uma amostra significativa do Brasil.
    A mestranda pretende adaptar esta escala de Habilidades Socioemocionais e Comportamentais para o Brasil.

    Link para responder a pesquisa:
    https://bessibr.formr.org/?anchor=mf_vr_email

    Lembrando que há um feedback bem interessante no final!

 

  • O Setor de Educação da UFPR promove o X Seminário de Teoria e Prática de Ensino & XXX Seminário de Encerramento da Prática de Ensino em Educação Física: Mostra das experiências pedagógicas dos estágios obrigatórios do Setor de Educação da UFPR 2023, a ser realizado entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, no Campus Rebouças da UFPR. Site do evento: https://educacao.ufpr.br/decimamostratpen2023/

 

 

  • Profa. Roberta Santana do Napne – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFPR convida corpo docente e discente a participar da Jornada de Acessibilidade e Inclusão nas Ciências (JAIC) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Este evento tem como objetivo promover a sensibilização e o engajamento de todos os membros da nossa comunidade acadêmica na busca por um ambiente científico mais acessível e inclusivo.O evento é promovido pela Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CNAPNE) do IFPR – Campus Curitiba, juntamente com o Laboratório de Instrumentação Didática em Ensino de Física, patrocinada pelo Sociedade Brasileira de Física (SBF) e com o apoio da CONAPNE  – reitoria.A Abertura do evento ocorrerá no dia 03 às 14h30. As atividades serão realizadas no período de 03 a 09 de outubro, conforme cronograma abaixo. As inscrições vão até 30/09 e podem ser realizadas pelo link a seguir: INSCRIÇÕES AQUI. Serão emitidos certificados por atividade, vale lembrar que algumas delas têm vagas limitadas.

    Data

    Horário

    Atividade

    Ministrante

    Local

    03/10

    (3ª feira)

    14:30 – 17:30

    PALESTRA: O Ensino de Matemática com Metodologia Ativa no Princípio do Desenho Universal.

    Rubens Ferronato

    Auditório Neide Alves do Campus Curitiba

    19:00 – 20:30

    PALESTRA: Altas Habilidades/Superdotação: identificação e estratégias educacionais

    Christianne R. S. de Oliveira Cruzeta

    Auditório Neide Alves do Campus Curitiba

    04/10

    (4ª feira)

    14:00  – 18:00

    PALESTRA E OFICINA: Aprendendo ver, ouvindo

    Cleomira F. Burdzinski

    Auditório Neide Alves do Campus Curitiba

    19:00 – 20:00

    PALESTRA: Desafios da Inclusão na prática pedagógica

    Wesley Soares Guedes de Moraes

    Auditório Neide Alves do Campus Curitiba

    20:00 – 21:00

    PALESTRA: Capacitismo nas Ciências: Desafios e caminhos para a inclusão

    Gabriela Isabel Ormeno Reyes

    Auditório Neide Alves do Campus Curitiba

    05/10

    (5ª feira) e

    06/10

    (6ª feira)

    14:00 – 18:00

    OFICINA: LIBRAS – Iniciando a comunicação com surdos

    Elaine Maria de Melo Fernandes

     e  Israel Bispo dos Santos

    Sala de aula (a definir)

    Vagas limitadas: 25

    05/10

    (5ª feira)

    14:00 – 18:00

    OFICINA: CARTUM, o desenho que provoca riso

    Ricardo Augusto Gomes Dias

    Laboratório de Física –

    Vagas limitadas: 25

    09/10

    (2ª feira)

    19:00 – 22:00

    MINICURSO: A Efetiva Aprendizagem de Matemática Através de uma Hierarquia de Experiências

    Rubens Ferronato

    Laboratório de Física – Vagas limitadas: 25

  • Horário

    Atividade

    Ministrante

  • Pesquisas

    • Jesualdo Matias dos Santos (Mestrando em Ciências Contábeis e Administração, na Fucape Business School) contato: jesualdo.santos@ifal.edu.br), convida para pesquisa sob orientação da Dra. Silvania Nossa – contato silvanianossa@fucape.br, sobre ‘inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, que é parte do Mestrado’. A participação nesta pesquisa é voluntária, com a finalidade exclusiva de colaborar com o sucesso da pesquisa. A  participação nesta pesquisa é somente na etapa de coleta de dados por meio do questionário disponível ao clicar neste link “ https://forms.gle/xR7U3i9RUMDerHEJ6 ”, não havendo necessidade de se identificar.
    •  Maura Milfont, professora da Universidade de Brasília, Faculdade de Engenharia do Gama – FGA convida para responder à pesquisa de pós doutorado “A engenharia e a educação superior no desenvolvimento de estratégias para a promoção da equidade de gênero em STEM” que envolve a Universidade de Brasília-BR e a Universidade de Salamanca-ES. O instrumento tem o respaldo da resolução CNS e aprovação do Comitê de Ética da Universidade de Brasília. O objetivo é analisar a opinião/percepção da comunidade discente a respeito das áreas STEM (do inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), detectar os problemas e planejar estratégias para a promoção da equidade de gênero nestas áreas.  O questionário é voltado para estudantes maiores de 18 anos de qualquer área do conhecimento e não há a possibilidade de identificação pessoal. O interesse pela equidade de gênero nas áreas STEM é mundial e se alinha com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e justiça social. A professora se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos no endereço ‘maura@unb.br’. LINK PARA O QUESTIONÁRIOhttps://forms.office.com/r/C34rgeK9sS
    • Rodolfo Silva da Rosa, doutorando do Programa de Pós-Graduação  em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  orientado pelo Prof. Dr. Valmor Ramos convida para participação na pesquisa “Valores humanos no contexto da formação inicial em Educação física: o ensino em foco.” O objetivo do estudo é  investigar o ensino de valores humanos em estudantes no contexto nacional da formação Inicial em Educação Física. Nesta etapa, os estudantes devem preencher dois instrumentos sobre valores (um sobre ensino e outro de perfis de valores e um questionário socioeconômico). Para participar, os estudantes  precisam responder aos questionários pelo link https://forms.gle/HnfRTZcduENTW64d6
    • Karla Morato, aluna de doutorado do Programa de Ecologia da USP, sob a orientação do Dr. Jean Paul Metzger (Instituto de Biociências, USP), convida para pesquisa FAPESP Biota Síntese, que busca entender como as áreas verdes influenciam a saúde mental da população em áreas urbanas. As respostas serão coletadas de forma anônima e o questionário demandará menos de 10 minutos para ser respondido. Link do questionário: https://forms.gle/K56KyDTvuiWfKeNJ8
    • Mariani Viegas, aluna de doutorado do PPGEducação/UFPR, sob orientação da Profa. Dra. Maria Rita de Assis César, convida estudantes voluntárias para pesquisa intitulada “COBRIR E DESCOBRIR A CARNE NUA: SOBRE CORPOS E VESTIMENTAS A PARTIR DAS NARRATIVAS DAS UNIVERSITÁRIAS”. A pesquisa será por meio de entrevistas remotas (Google Meet), realizadas individualmente e de no máximo 30 minutos. O público buscado são universitárias (pessoas que se identificam como mulheres, sejam elas cisgênero, transgênero, travestis ou intersexo) e estudantes dos campi de Curitiba.
    • Lucas Galvão (Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-PPGA/UFERSA), convida para pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Liana Nobre: Percepção da cidadania financeira de usuários de serviços financeiros digitais: uma aplicação do modelo TRAM, que tem como finalidade analisar a influência da prontidão e aceitação de tecnologia sobre a percepção de cidadania financeira de usuários de serviços financeiros digitais. Se você é usuário de algum serviço financeiro/banco digital, tem mais de 18 anos e reside no Brasil, sua opinião é de extrema importância e te convido a participar. Para a participação da pesquisa basta preencher o questionário disponível no link: https://forms.gle/iVrtfUHSYWXjLnyr7
    • Michael de Quadros Duarte (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-PPG/UFRGS), orientado pela Profª Drª Clarissa Marceli Trentini, convida para pesquisa: Preconceito em relação à imigração e fatores psicossociais associados a partir da teoria bioecológica. Estudo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP). Link: https://pt.surveymonkey.com/r/imigracaobrasil
    • Adriano Matosorientador do MBA em Gestão de Negócios da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa sobre alimentação orgânica no cenário brasileiro. A pesquisa é rápida e intuitiva e leva em torno de 4 minutos. Viemos, pedir, para compartilhar com a comunidade acadêmica, pois estamos enviando para diversas regiões do Brasil e precisamos de respondentes dessa região. Por fim, deixamos nossos agradecimentos, desde já: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuVqvVaBPDU7dWQS4D8fPzUNvLk8BsKkjMMlUokMHHDhBiMg/viewform

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Heraclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Coordenação do Curso de Educação Física
Rua Cel Francisco Herclito dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-3342
Centro Politecnico
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Educação Física

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR