Última atualização: 12/07/2023
Leia atentamente as informações abaixo!
Matrículas
1. As matrículas serão solicitadas nos dias 15 a 18 de julho, exclusivamente por meio do SIGA (caso ainda não esteja familiarizado com o SIGA, clique aqui para acessar o tutorial e aprender como entrar no SIGA e quais suas principais funcionalidades, tais como emissão de documentos automáticos com autenticação eletrônica e solicitações diversas).
1.2) 19 a 25 de julho – Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B. As/os alunas/os aptas/os a realizar uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2023/2″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a, com o/a qual o aluno/a já deve ter entrado em contato.
1.3) 19 e 20 de julho – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
1.4) 22 a 24 de julho – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
1.5) 25 de julho – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
1.6) 26 de julho – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO..
Informações Gerais – Semestre 2023.2 e Turmas Ofertadas
- Esta oferta de disciplinas para o semestre letivo 2023.2 é regida pela Resolução 62/22-CEPE/UFPR. Sugerimos a todos/as que acessem e leiam o documento.
- Como informado na própria Resolução do Calendário, de 23 a 29 de julho a UFPR acolherá a realização da 75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Por este motivo, nestes dias não poderá haver nenhuma atividade letiva do nosso curso.
- Como informamos no post sobre prazos e procedimentos, de 23 a 29 de julho o Centro Politécnico abrigará a 75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Por este motivo, nestes dias não poderá haver nenhuma atividade letiva do nosso curso. As aulas começarão apenas no dia 31 de julho, e conforme Despacho do Diretor do Setor, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, todas as aulas serão realizadas em formato REMOTO. A partir do dia 07 de agosto as aulas retornam ao formato presencial normal.
- Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. Este período que se inicia – o segundo semestre de 2023 (2023/2) – é de natureza obrigatóriapara todos/as os/as estudantes. Isto é, o/a aluno/a deverá estar matriculado/a. Caso não queira ou não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso em sua tela do SIGA – ATÉ 18 de agosto! – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Normas para trancamento de Curso.
- Todo o processo de matrículas é automático, sendo realizado integralmente pelo sistema SIGA, de acordo com a iniciativa do/a aluno/a, considerando, inclusive, as prioridades regulamentares (se é calouro/a, se está periodizado/a, o índice acadêmico IRA etc.).
- Devido à redução temporária da equipe técnica, os atendimentos da secretaria do curso deverão ser realizados prioritariamente através do e-mail ‘coordenacao.edf@ufpr.br’. Para qualquer solicitação por e-mail, informe nome e GRR.
- Um compilado das datas importantes do calendário acadêmico, do semestre 2023.2, está disponível NESTE LINK.
- Detalhes acerca do cronograma de aulas e demais especificidades da disciplina serão repassados por cada docente nos primeiros encontros das turmas.
- Logo abaixo está o link que leva para a tabela de divulgação das turmas ofertadas neste semestre letivo 2023.2, com seus respectivos horários e docentes.
- A tabela está organizada em ordem alfanumérica pelos códigos das disciplinas [para procurar por um determinado termo, como nome ou código, teclar Ctrl+F e digitar o termo de busca].
- Os temas das turmas temáticas (temas emergentes, estágios e projetos integrados) estão divulgados em tabela lateral no mesmo link abaixo (ver no rodapé a planilha ‘Turmas Temáticas 2023.2’).
- Assim também, as/os docentes disponíveis para orientação de TCC e seus respectivos temas de pesquisa também se encontram em tabela lateral assim nomeada no mesmo link (ver no rodapé a planilha ‘Docentes e Temas para TCC’).
GRADE DE DISCIPLINAS/TURMAS OFERTADAS – 2023/2
|