Leia atentamente as informações abaixo!
Atualizado em 23/02/2024
Matrículas semestre letivo 2024.1
1. As matrículas serão solicitadas nos dias 29 de janeiro a 03 de fevereiro, exclusivamente por meio do SIGA (caso ainda não esteja familiarizado com o SIGA, clique aqui para acessar o tutorial e aprender como entrar no SIGA e quais suas principais funcionalidades, tais como emissão de documentos automáticos com autenticação eletrônica e solicitações diversas).
1.1) 15 a 22 de fevereiro – Período para as/os alunas/os que já estão na reta final do curso solicitarem MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS DE MONOGRAFIA A OU B. As/os alunas/os aptas/os a realizar uma das disciplinas deverão enviar para o nosso e-mail (‘coordenacao.edf@ufpr.br’) o formulário devidamente preenchido (neste link), digitalizado em formato .pdf, colocando no campo assunto a expressão “Formulário Monografia 2024.1″ e com cópia para o/a professor/a orientador/a pretendido/a, com o/a qual o aluno/a já deve ter entrado em contato.
1.2) 05 e 06 de fevereiro – PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas em que você foi efetivamente matriculada/o aparecerão em sua tela como tal.
1.3) 19 e 20 de fevereiro – Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
1.4) 21 de fevereiro – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
1.5) 21 de fevereiro – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO. (Siga instável – possívelmente a data será alterada, solicitamos aos discentes que aguardem as próximas informações)
ATENTE-SE ÀS NOVAS DATAS ABAIXO que precisaram ser alteradas por conta do não funcionamento do Siga:
- 23 E 24/02/2024: Período para solicitar AJUSTE DE SUA MATRÍCULA NO SIGA. IMPORTANTE: Esta é uma funcionalidade automática no sistema. Não haverá interferência da Secretaria na fila de interessadas/os durante este ajuste. Toda solicitação de ajuste, neste momento, deverá ser realizada no SIGA. Você poderá solicitar remoção ou inclusão de matrícula em disciplina, respeitando sempre a carga horária mínima exigida (para remoção) e a existência de vagas na turma (para inclusão). Para entender como será feito o ajuste, acesse neste link o tutorial, no ‘Bloco 1: Alunos e alunas’, na caixa ‘Como realizar ajuste on-line de matrícula’.
- 23/02/2024 – Data prevista para divulgação do formato da CORREÇÃO RESIDUAL DE MATRÍCULAS PELA COORDENAÇÃO. Será disponibilizado um formulário on-line (via Google Forms) para que os alunos realizem este procedimento.
- 25/02/2024 – PROCESSAMENTO DO AJUSTE DAS MATRÍCULAS – procedimento automático do SIGA. Apenas depois disso, as turmas que você eventualmente tenha cancelado e aquelas em que você foi efetivamente matriculada/o após o ajuste aparecerão em sua tela como tal.
- 26/02 até às 12h00 de 28/02/2024 – Período para preenchimento do formulário de matrícula pelos alunos que pretendem solicitar exclusão ou inclusão em disciplinas com vagas remanescentes. Esta é a terceira etapa após o processamento de matrículas e sua última chance de incluir ou excluir disciplinas para o semestre vigente 2024.1.
- No período de 29/02 a 01/03/2024 será realizado o PROCESSAMENTO das solicitações com as informações geradas pelo próprio formulário.
Informações Gerais – Semestre 2024.1 e Turmas Ofertadas
- Esta oferta de disciplinas para o semestre letivo 2024.1 é regida pela Resolução 90/23-CEPE/UFPR. Sugerimos a todos/as que acessem e leiam o documento.
- Todas as turmas ofertadas serão ministradas normalmente, na modalidade de ensino presencial. A matrícula em disciplinas é de natureza obrigatória para todos/as os/as estudantes. Isto é, o/a aluno/a deverá estar matriculado/a. Caso não possa cursar o semestre, deverá solicitar trancamento do curso em sua tela do SIGA – ver prazo calendário – CUIDADO: se não estiver cursando nenhuma disciplina e também não tiver solicitado o trancamento, será caracterizado o abandono de curso! Clique aqui para acessar as normas para trancamento de curso.
- Todo o processo de matrículas é automático, sendo realizado integralmente pelo sistema SIGA, de acordo com a iniciativa do/a aluno/a, considerando, inclusive, as prioridades regulamentares (se é calouro/a, se está periodizado/a, o índice acadêmico IRA etc.).
- Devido ao treinamento de nova servidora técnica, os atendimentos da secretaria do curso deverão ser realizados prioritariamente através do e-mail ‘coordenacao.edf@ufpr.br’. Para qualquer solicitação por e-mail, informe nome e GRR.
- Um compilado das datas importantes do calendário acadêmico, do semestre 2024.1, está disponível NESTE LINK.
- Detalhes acerca do cronograma de aulas e demais especificidades da disciplina serão repassados por cada docente nos primeiros encontros das turmas.
- Logo abaixo está o link que leva para a tabela de divulgação das turmas ofertadas neste semestre letivo 2024.1, com seus respectivos horários e docentes. A tabela está organizada em ordem alfanumérica pelos códigos das disciplinas [para procurar por um determinado termo, como nome ou código, teclar Ctrl+F e digitar o termo de busca].
- Os temas das turmas temáticas (temas emergentes, estágios e projetos integrados) estão divulgados em tabela lateral no mesmo link abaixo (ver no rodapé a planilha ‘Turmas Temáticas 2024.1’). A tabela ainda se encontra em fase de atualizção pelos respectivos docentes das turmas.
- Assim também, as/os docentes disponíveis para orientação de TCC e seus respectivos temas de pesquisa também se encontram em tabela lateral assim nomeada no mesmo link (ver no rodapé a planilha ‘Docentes e Temas para TCC’).
GRADE DE DISCIPLINAS/TURMAS OFERTADAS – 2024/1
|