Coordenação do Curso de Educação Física

FORMATURA E DIPLOMAÇÃO

Última atualização: 28/08/2024

FORMATURAS 

Só estarão liberados para a colação de grau os alunos que integralizaram o curso E JÁ ESTIVEREM COM TODAS AS NOTAS LANÇADAS, equivalências e Atividades Complementares lançadas no sistema, fizeram UPLOAD DE SUA DOCUMENTAÇÃO PESSOAL no Siga (instruções neste link), bem como estar com a situação regular perante o ENADE.

Tipos de Colação de Grau:

  • Com Cerimônia;
  • Sem cerimônia; ou
  • Colação Antecipada.
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Colação de grau COM CERIMÔNIA

Organizada pelos alunos por uma comissão de formatura e ocorrem em sessão solene do COUN, local Teatro da Reitoria ou outro indicado por esta comissão. Para participar o aluno deve constar na lista da Comissão de Formatura. Todos os alunos têm direito de participação independente da contratação de empresa. O aluno interessado deverá arcar com os custos mínimos (aluguel da beca, canudo e valor proporcional ao aluguel do teatro) e terá direito a no mínimo 6 convites. Após formada a comissão, esta deve entrar em contato com a Coordenação do Curso para informar data, hora, local da cerimônia, nomes e contatos dos membros da comissão para providência da abertura do processo para reserva da data. Link para mais informações e consulta do calendário da Secretaria dos Orgãos Colegiados (SOC) http://www.soc.ufpr.br/solenidade-colacao-de-grau/. Link para mais informações e contatos para orientação do Cerimonial da UFPR https://www.ufpr.brufpr/cerimonial/. A lista dos prováveis formandos, contendo nome completo, GRR e Curso (Bacharelado ou Licenciatura) deve ser encaminhada pela comissão de formatura para a Coordenação do Curso com no mínimo de 60 dias antes da data da Cerimônia para início do processo para conferência da conclusão do curso de cada aluno e liberação da Solenidade pelas instâncias superiores da instituição.

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Colação de grau SEM CERIMÔNIA

Opção para os formandos que não desejam ou não podem arcar com os custos de uma cerimônia de formatura. As colações sem solenidade ocorrem duas vezes ao ano, em datas definidas pelo Setor de Ciências Biológicas. Para participar o aluno deve preencher formulário de Provável Formando enviado pela Coordenação no final de cada semestre letivo. 

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Colação de grau ANTECIPADA (caráter excepcional)

A antecipação de Colação Grau é um instrumento utilizado somente em casos excepcionais, onde o/a estudante necessite colar grau antes de sua turma por motivos inadiáveis, sendo:

Motivo Documentação comprobatória Necessário constar no documento
Convocação em Concurso Público Portaria de nomeação e/ou convocação do Concurso. Dados do aluno: nome completo; relação dos documentos exigidos;  data limite para apresentação da relação de documentação.
Contratação profissional imediata Declaração assinada pela empresa interessada em contratar, em papel timbrado, especificando o CNPJ e o CREF do responsável. Dados do aluno: nome completo, RG e/ou CPF; data futura provável para início das suas atividades na empresa.
Matrícula em pós-graduação stricto sensu Edital de aprovação em Mestrado ou Doutorado. Dados do aluno: nome completo, relação dos documentos exigidos; e  data limite para apresentação da relação de documentação.

O processo aberto é individual e o/a discente deverá descrever o motivo e anexar documentos comprobatórios à antecipação. A coordenação verificará se o aluno está com toda a grade curricular integralizada no sistema (todas as notas devem estar lançadas no SIGA) e posteriormente encaminhará o processo para a anuência da Direção do Setor e deferimento pela Pró- Reitoria de Graduação – Seção de Acompanhamento Acadêmico (PROGRAD/SAAC). O agendamento da colação de grau ocorre em até 20 dias úteis após a solicitaçãoe a documentação de conclusão (certificado e histórico escolar) entregue em até 7 dias úteis após a colação de grau realizada. Para a/o aluna/o solicitar colação de grau antecipada é necessário preencher este requerimento AQUI informando o motivo excepcional e enviar, com a documentação comprobatória, para o e-mail da coordenação: coordenacao.edf@ufpr.br.

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DIPLOMAÇÃO

Após colarem o grau, as/os formadas/os receberão seu diploma APENAS EM FORMATO DIGITAL que ficará disponível para download, não sendo mais fornecido em formato impresso. Para receber seu Diploma digital, você deve acompanhar a tramitação por meio do acesso externo ao sistema SIGA exclusivamente disponível para o aluno egresso. A Coordenação não tem acesso ao perfil do egresso. Para saber como acessar o SIGA enquanto usuário externo para emissão do diploma digital, veja o tutorial NESTE LINK. O prazo para o diploma ficar disponível dura em torno de 120 dias, sendo portanto, necessário que o aluno acompanhe o processo periodicamente por meio do perfil egresso até que esteja disponível a emissão do diploma.
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Solicitação (não obrigatória) da Representação Visual Diploma Digital – RVDD:
O Diploma Digital possui uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, denominado Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, possui as mesmas características do diploma físico que a UFPR adota. A RVDD, apesar de não ser o diploma propriamente dito, é a interface para remeter, com auxílio do QR Code, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico. A Impressão de Representação Visual do Diploma Digital com a utilização de papel e tratamento gráficos especiais possui a TAXA DE $ 70,00 REAIS e o pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União, conforme link e instruções NESTE FORMULÁRIO
Caso o diplomado (a) tenha interesse na RVDD, após a emissão do diploma digital, preencher o formulário do link acima e enviá-lo junto com a guia de recolhimento da união + comprovante do pagamento da taxa – para o e-mail institucional da coordenação do curso coordenacao.edf@ufpr.br, após, a secretaria da coordenação abrirá processo SEI individual para a emissão do documento.

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Importante – Prováveis formandos (as)  preencher dados e anexar documentos pessoais no SIGA:

Para funcionamento de todo o fluxo de emissão do diploma digital, antes da colação de grau as/os alunos (as) prováveis formandos devem anexar a documentação pessoal e preencher as suas informações no sistema SIGA.

  1. Na aba ‘Documentos pessoais’ necessário anexar a documentação em arquivo formato pdf – solicitada na tela do SIGA (print abaixo).
  2. Screenshot_1Na aba ‘informações gerais’ do cadastro do discente preencher os dados pessoais, principalmente: RG sem pontos e traço e órgão expedidor.
  3. Na aba ‘dados complementares’ do cadastro do discente preencher os dados pessoais, principalmente: a) País e Cidade de Nascimento; b) Cor/Raça; c) Origem; d)Tipo de escola que cursou o ensino médio; e) Ano de conclusão do ensino médio.

ATENÇÃO: O aluno deve nexar a documentação e preencher os dados pessoais acima até o último dia letivo do semestre (último dia de aula), tendo em vista que uma vez liberada a colação de grau pela instância superior (PROGRAD) os discentes não têm mais acesso ao SIGA.

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