PERFIL DO BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Um dos compromissos fundamentais da formação em nível superior deverá ser lançar no mercado profissionais competentes, isto é, com bases sólidas de conhecimentos que dêem sustentação para uma atuação educativa reflexiva e crítica diante da realidade em que estiverem inseridos.
Nesta perspectiva, entendemos que a produção de conhecimento irá possibilitar o desvelar de verdades, muitas delas já petrificadas para transpor os entraves referentes ao processo de questionamento e inovação. Portanto, temos que pensar que algo que está intrínseco à ciência é a provisoriedade dos resultados e a escassez da dúvida.
Portanto, o desafio está em oportunizar na formação do BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA a emancipação para a apropriação e construção do conhecimento inovador. Isto é, sem a reconstrução do conhecimento próprio no âmbito universitário, nenhuma atividade faz sentido, nem mesmo as atividades de ensino. Como bem sugere Demo (199:162): “…existe a necessidade de aprender coletivamente tornando o processo de reconstrução do conhecimento um processo de aprendizagem social…” Isto quer dizer que, para inovar se faz necessário o desafio e por isso que pensamos que só inova quem sabe inovar-se e coletivamente.
Foi pensando nesta perspectiva que a reforma curricular que estamos propondo traça um percurso curricular para o curso de Bacharelado em Educação Física tendo como premissa a intervenção na sociedade de forma efetiva na formação de sujeitos, entendendo que as ações práticas deverão ser trabalhadas à luz do conhecimento. Diante desta perspectiva é inadmissível a formação profissional frente à complexidade da sociedade atual sem o “saber pensar” e o “aprender a aprender”. Desta forma, o direcionamento deve ser a confluência dialógica de uma trajetória formativa de questionamento, intervenção e superação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESEJADAS
Acreditamos que a formação inicial para o futuro Bacharel em Educação Física deve possibilitar a atuação técnica e política. Entendendo competência técnica como aquisição, produção e aplicação de conhecimentos específicos nas diferentes áreas de atuação da Educação Física e suas inter-relações (esporte/lazer/saúde).
Entendemos também, que o Bacharel em Educação Física deve ser competente politicamente, ou seja, capaz de atuar através de sua participação efetiva na sociedade, exercendo seus direitos e deveres civis e sociais, trabalhando com atitudes de solidariedade, cooperação, ética e moral, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Posicionando-se de maneira crítica e reflexiva, responsável e construtiva nos diversos espaços de atuação.
Ao admitirmos que nossa sociedade é complexa e contraditória, plural e polissêmica, implica a consideração de diferentes pontos de vista e projetos diversificados. Porém não podemos nos esquecer que a sociedade se constitui pelo processo histórico o que permite compreender que esses limites são potencialmente transformáveis pela atuação profissional, e é justamente neste aspecto que podemos pensar na ação política dos futuros Bacharéis em Educação Física.
Para isso necessitam ser valorizados como profissionais que possuem saberes específicos na área da Educação Física: lazer/esporte/atividade física e saúde, portanto precisam de uma formação inicial de qualidade e oportunidades de formação continuada bem como condições dignas para o exercício profissional.
Então, trata-se de formar o profissional que em função da sua qualificação e sensibilidade profissional seja capacitado a:
– Exercer atividades de ensino/aperfeiçoamento e treinamento dos diferentes esportes
– Exercer atividade de ensino dos esportes nos diferentes contextos não formais
– Orientar e prescrever atividades físicas e esportivas para a população em geral nos diferentes espaços: clubes, academias, spas, hotel, praça de lazer, condomínios, etc.
– Organizar eventos e atividades esportivas/lazer à população em geral
– Atuar no planejamento e gestão de centros esportivos e de lazer
– Atuar nos diferentes espaços de lazer
– Exercer cargos de gestor de esporte e lazer
– Arbitrar competições esportivas
– Contribuir com o desenvolvimento nos projetos de esporte e lazer da instituição em que atua
– Desenvolver projetos de pesquisa no campo teórico/investigativo da Educação Física