PERFIL PROFISSIONAL DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Compreendemos que ao pensar a formação profissional em Educação Física é de fundamental importância definir o perfil profissional e distinguir as trajetórias curriculares para os licenciados e os bacharéis.
O profissional docente na área da Licenciatura em Educação Física deve ser preparado em função de sua qualificação e sensibilidade pedagógicas e assim atender as seguintes metas:
– Exercer atividades de ensino de Educação Física nos diversos níveis e modalidades previstas pelo sistema: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior.
– Atuar em contextos educativos formal ou não-formal, tais como nos programas de educação popular, adultos e especial
– Dominar conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino de Educação Física
– Fundamentar seus conhecimentos nas ciências humanas e sociais, da natureza e nas tecnologias
– Atuar com competência técnico-científica e com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais nas diferentes situações na sociedade em geral.
– Estabelecer um diálogo com as diferentes ciências que fundamentam o conhecimento da área da Educação Física e deste modo relacionar o conhecimento científico com a realidade social e com isto aprimorar as práticas educativas e propiciar aos acadêmicos/as a percepção das abrangências dessas relações.
– Construir um projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física de modo coletivo, interdisciplinar e investigativo, desenvolvendo saberes educacionais, a partir das questões vivenciadas na prática educativa.
– Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos sociais e contribuir com a organização coletiva de sua categoria profissional.
– Desenvolver pesquisas no campo teórico-investigativo da educação e especificamente da docência, podendo dar continuidade como pesquisador/a, à sua formação.
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