UFPR seleciona voluntárias para pesquisa clínica sobre câncer de mama

Um estudo clínico conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) avaliará os efeitos do uso da laserterapia no tratamento dos efeitos colaterais oriundos de tratamentos oncológicos em pacientes com câncer de mama.

A equipe, coordenada pela professora Raciele Ivandra Guarda Korelo, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, está selecionando 60 mulheres, de 21 a 60 anos, com o diagnóstico da doença. As participantes passarão por avaliação fisioterapêutica com análise do histórico oncológico, avaliação física e intervenções com ou sem o uso da técnica conhecida como Irradiação Intravascular de Sangue a Laser Modificada (mILIB, em inglês). Também responderão questionários sobre aspectos relacionados à fadiga, funcionalidade, depressão, ansiedade, sono e qualidade de vida. Numa segunda etapa, elas serão divididas em dois grupos: o grupo intervenção (GI) e o grupo placebo (GP), que passarão por dez intervenções terapêuticas (alternadas entre técnicas de massagem, exercícios e aplicação de argila no rosto) associadas à aplicação da mILIB real ou placebo. Novas avaliações ocorrerão imediatamente após as aplicações e depois de um mês do término da intervenção.

O grupo de pesquisa esclarece que a técnica atua no sistema circulatório e imunológico, melhorando a circulação, o fornecimento de oxigênio e nutrientes, e combatendo radicais livres que aceleram o envelhecimento e o surgimento de doenças, entre outros benefícios. “Ela é amplamente utilizada na prática clínica para tratar diversas condições, como dor crônica, mas há poucas pesquisas sobre sua eficácia em pacientes com câncer de mama. O uso é muito difundido em sintomas decorrentes da radioterapia, como a mucosite, por exemplo, mas sem estudos aprofundados na população alvo de nosso estudo”.

O estudo, aprovado pelo comitê de ética do Setor de Ciências da Saúde, proporcionará a aproximação da comunidade acadêmica com a área da oncologia, podendo ofertar o atendimento fisioterapêutico gratuito à comunidade externa que se encaixar nos requisitos. Participam os estudantes Allyssia Dionísio S. Trindade, Guilherme Soares, Jeniffer A. de Oliveira Ribeiro e Maria Fernanda Herzer. O uso da mILIB é possível por meio de uma parceria com a empresa Ecco Fibras, que forneceu quatro aparelhos portáteis e vestíveis desenvolvidos para a laserterapia.

SERVIÇO:

As avaliações e intervenções acontecem todas as terças e sextas-feiras, no período da manhã (das 8 às 12h), no Centro de Estudos em Fisioterapia e Inovação Tecnológica Avançada (CEFITA) do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, localizado no Campus Botânico da UFPR (Rua Coração de Maria, 92).

Interessadas em participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail: ilibcancerdemama@gmail.com ou pelos telefones (41) 99590-4947 e (41) 99751-3298.