O WakanDEF é o coletivo negro do curso de Educação FÃsica da Universidade Federal do Paraná. Foi fundado no ano de 2022, por um grupo de estudantes, com apoio da professora Adriana
Inês de Paula. Tem como objetivos acolher alunos recém ingressados do vestibular, assim como alunos já matriculados no curso de Educação FÃsica, por meio de um espaço para troca de experiências, compartilhamento de alegrias e de opressões que possam vir a ocorrer durante o perÃodo acadêmico. O coletivo também é um local de denúncia para alunos e alunas que venham a ser vÃtimas de algum tipo de preconceito.
O grupo realiza encontros para discutir assuntos sobre a temática racial, como o “Acesso de pessoas negras ao lazer” e o “Dia da mulher negra latino-americana e caribenha”. Em parceria com outros coletivos negros da universidade, promovem oficinas e ações de conscientização, como as oficinas de Samba, Funk e Basquete Street, que fizeram parte da programação do Festival Negritude UFPR, que acontece desde 2015. O evento é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, PolÃticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR). A próxima edição será em novembro de 2024. Acompanhe a rede social do Sipad para ser informado assim que disponÃvel sobre as datas e a programação completa do evento.
Ações sociais também estão no radar do WakanDEF, como a oficina “Afrovivências: Afetividade e Empoderamento da População Negra”, promovida por ocasião da campanha nacional Setembro Amarelo, que movimentou a arrecadação de mais de 100 absorventes que foram destinados para mulheres em vulnerabilidade social da Ocupação Tiradentes, na zona sul de Curitiba.
Dentre seus pilares, está o acolhimento. Para participar, não há restrições de etnia, gênero, orientação sexual etc. “Independentemente, entendemos que todos e todas devem estar acerca da pauta racial e sair do seu local de privilégio para aprender”, afirma o grupo. O coletivo abre suas portas para para estudantes de outros cursos e para a comunidade externa também. Os encontros do WakanDEF são quinzenais, sempre à s sextas-feiras, à s 11h30, na sala 1 do Departamento de Educação FÃsica. Este ano estão previstos mais dois encontros, nos dias 08 e 22 de novembro, respectivamente com os temas “Desafios e oportunidades para negros na universidade” e “Empoderamento e liderança”. Tod@s convidad@s!
Acompanhe a rede social do coletivo WakanDEF e fique por dentro do que é desenvolvido por este projeto.
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 29 de outubro de 2024