Entre os dias 20 e 22 de novembro, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) sediou a fundação da Sociedade Brasileira de Biologia Evolutiva (SBBE) e o primeiro Congresso Brasileiro de Biologia Evolutiva (CBBE), realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Jardim Botânico. Com mais de 600 inscritos, o evento foi encabeçado por especialistas de várias partes do paÃs, incluindo docentes, técnicos e alunos do Setor de Ciências Biológicas, que desenvolveram desde as bases da nova organização até a estratégia de marketing do lançamento. A programação contou com palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, apresentações de trabalhos, além de homenagens e cerimônias solenes.
O congresso superou o número de inscritos previsto inicialmente e organizadores atribuem o sucesso à carência de um evento destinado ao estudo da Biologia Evolutiva no Brasil, confirmando a relevância da SBBE. Outro ponto de destaque foi a polÃtica de auxÃlio financeiro liderada pelo doutorando do Programa em Zoologia da UFPR, Matheus Salles, que apoiou estudantes provenientes de regiões brasileiras sub-representadas, além de fomentar a diversidade de gênero, diz o professor Daniel Bruschi, do Departamento de Genética, Daniel Pacheco Bruschi, co-presidente do CBBE.Â
O professor ressalta ainda a ampla divulgação do evento nas redes sociais liderada pela doutoranda do Programa em Ecologia e Conservação da UFPR, Fernanda Caron. “Esse intenso trabalho fortaleceu a divulgação do SBBE24 e, por conseguinte, a captação de novos inscritos”.
A criação da Sociedade foi aprovada por unanimidade em setembro, durante uma assembleia que reuniu mais de 100 membros de organizações cientÃficas brasileiras. A fundação formal, realizada em 20 de novembro, à s 19h, no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, foi apresentada por Felipe Torquato, primeiro secretário da SBBE, e contou com representantes de várias entidades ligadas à s pesquisas biológicas.
Também estiveram presentes a vice-reitora da UFPR. Graciela Bolzon de Muniz, o Diretor e vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Thales Ricardo Cipriani e Marcelo de Meira Santos Lima. Da SMBE, estavam Claudia Russo, da Society for Molecular Biology and Evolution (SMBE) e presidente da nova sociedade; Fabricio Domingos, co-presidente do Congresso; o professor Bruschi e Savio Torres Faria, vice-presidente SBBE.Â
Na etapa solene, foram homenageados pesquisadores de ampla relevância para biologia evolutiva nacional. Confira a lista de cientistas destacados:
Saiba mais sobre a SBBE pelo Instagram e pelo X
Por LÃvia Inácio (Aspec/SCB/UFPR)