Nos dias 8 e 9 de novembro, 11 discentes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram uma viagem de campo para Florianópolis (SC) e Santo Amaro da Imperatriz (SC), como parte da vivência prática do termalismo, da talassoterapia e da spaterapia, métodos que utilizam água termal, água do mar e ambientes de SPA para promover saúde. Os estudantes foram acompanhados dos professores Vera Lúcia Israel, Luis Henrique Paladini, Giovanna C. Leveck e Stephany Ferreira de Souza.
A atividade integra o currículo da disciplina Fisioterapia e Hidrotermalismo, ofertada junto à equipe do Laboratório de Saúde e Funcionalidade Alegria em Movimento (LAM-SF/DPRF/UFPR) e visa explorar a aplicação da Fisioterapia Aquática (FA) em ambientes hidrotermais, com ênfase em águas termais e spaterapia, além de compreender e vivenciar as práticas integrativas complementares associadas ao bem-estar em saúde nesses espaços.
A primeira vivência foi realizada no Costão Spa by L’Occitane, que oferece uma variedade de procedimentos de SPA. A turma teve a oportunidade de experienciar a Estação das Águas, composta por cascata, showers, terapia Kneipp, jatos de correnteza e saunas, que proporcionam benefícios como relaxamento e integração entre corpo e mente.
O segundo dia de prática começou com uma viagem até o Hotel Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz (SC), que oferta serviços voltados a práticas integrativas em saúde. Nesse espaço, as experiências variaram entre banhos no rio Águas Claras, imersão e prática de exercícios fisioterapêuticos (EFA) em grupo em piscina termal, banhos em banheiras termais, ingestão de água termo mineral e trilha. O retorno à Curitiba ocorreu por volta das 16h.
Para Israel, a viagem proporcionou experiências práticas e conhecimentos que serão utilizados na conclusão da disciplina, com a criação de um produto sobre acessibilidade em espaços hidrotermais por meio de um instrumento próprio e um manual de Fisioterapia e Hidrotermalismo, a fim de orientar fisioterapeutas e praticantes em espaços termais.
Por Lívia Inácio (Aspec/SCB/UFPR)
Com informações de Ana Landuche, estudante de Fisioterapia; Luis Henrique Paladini, doutorando em estágio docente; e Vera Lúcia Israel, docente.