ORIENTAÇÕES PARA DOAÇÃO DE CORPOS
No Estado do Paraná, a regulamentação de registro e distribuição de corpos que são doados e destinados para as instituições de ensino superior são realizados pelo Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres do Paraná (CEDC), que é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). No Brasil, desde 2002, o Código Civil dá a todo cidadão o direito de se tornar doador do corpo para atividades de ensino e pesquisa.
A doação só pode ser realizada para instituições de ensino superior que tenham no currÃculo dos cursos a disciplina de anatomia humana e projetos de pesquisa cientÃfica relacionados com a área. Os corpos são utilizados com a finalidade de auxiliar em atividades inerentes à s práticas de aprendizagem, pesquisas e estudos de anatomia.
COMO DOAR
A doação pode ser registrada de duas formas. O doador com idade superior a 18 anos e que tenha esclarecido a sua decisão com os familiares, deverá registrar a sua intenção em um cartório. São necessárias duas testemunhas, munidas dos documentos pessoais para fazer a declaração, denominada Termo de Intenção ou Escritura Pública. No documento deve constar que a pessoa deseja fazer a doação do corpo para fins de estudo e pesquisa para o CEDC, ou para a Instituição de Ensino Superior (IES) especÃfica. O doador deve entrar em contato com o Conselho para efetivar o registro da doação.
A outra forma de doação é realizada por meio dos familiares, após o óbito. Os familiares devem entrar em contato com o Conselho ou com a IES receptora para receber as orientações. A doação de órgãos para transplante não impede a doação do corpo. Porém, dependerá da verificação de viabilidade pelos agentes que atuam no processo de doação e no transplante, que analisarão cada caso individualmente.
A legislação que trata do tema doação de corpos pode ser consultada na Lei N. 8.501/1992, que dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas cientÃfica e dá outras providências, e Lei 15.471/2007, que autorizou o Poder Executivo a instituir o Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres no Estado do Paraná.
Para mais informações, os contatos com o Conselho podem ser por telefone (41) 3281-7318 ou e-mail: cedcpr@seti.pr.gov.br.
Contato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÃ
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
E-mail: anatomia@ufpr.br
Telefone da secretaria: (41) 3361-1679
CARTÓRIOS DO ESTADO DO PARANà QUE EMITEM ESCRITURA PÚBLICA DE DOAÇÃO
Para a doação do corpo em vida ou pós-morte é necessário emitir um documento denominado Escritura Pública de Doação. Esse documento, que pode ser emitido em qualquer cartório, é obrigatório para que todos os procedimentos legais de doação sejam finalizados pelo CEDC.
Confira alguns cartórios localizados no Estado do Paraná:
Curitiba
Região Metropolitana
Campo Largo
Pinhais
Itaperuçu
Interior do Paraná
Maringá
Londrina
Irati
Guarapuava
Marialva
Ponta Grossa