Na tarde do dia 2, o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFPR realizou uma cerimônia em comemoração aos seus 50 anos. A solenidade serviu também como abertura da XV Semana da Entomologia da UFPR.
A cerimônia teve apresentação de um vídeo institucional, da nova logo do programa e uma homenagem ao Prof. Olaf H. H. Mielke, atuante no curso desde a sua fundação,o qual recebeu uma lembrança de estudantes da turma atual do curso. Pesquisador 1A do CNPQ, Mielke já escreveu 365 artigos, 126 capítulos de livro, 8 obras completas e orientou mais de 40 mestrandos e doutorandos em mais de 50 anos de vida docente.
O coordenador do PPG-Ento, Mauricio Osvaldo Moura, lembrou da vocação do curso, o qual é voltado à ciência básica e à aplicação científica. De acordo com Moura, a maioria dos estudantes dos estudantes formados pelo PPG-Ento estão colocados nas áreas pública, privada e terceiro setor. “Estamos fazendo a coisa certa. Nosso legado é deixar pessoas capazes de fazer ciência com qualidade”.Já para Paulo de Tarso Cunha Chaves, chefe do Departamento de Zoologia, o qual abriga a pós-graduação,disse que o Departamento e as Pós-Graduações se completam. “De nada adianta nosso prédio sem os estudantes, eles são a nossa efervescência”.
Edvaldo Trindade, diretor do SCB, lembrou aspectos históricos do curso, que juntamente com o de Bioquímica (54 anos) e Genética (50 anos) formam os três dos mais antigos da UFPR. Também esteve presente na mesa de abertura oPró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, que ressaltou o atual momento da ciência no Brasil. Mendonça falou sobre a crise de financiamento e lembrou que este é um momento em que se deve ter união dos pesquisadores.“É uma luta profícua, séria e consequente para as pós-graduações. É uma luta presente para mudar o futuro”.
A palestra de abertura contou com o Coordenador da Área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Paulo Jorge Parreira dos Santos, o qual trouxe o atual cenário e o resumo das mudanças de avaliação para as pós-graduações feitas pela CAPES.
A programação da XV Semana da Entomologia segue até a próxima 6ª feira, dia 6. Durante os cinco dias, aproximadamente 40 pós-graduandos apresentarão seus trabalhos em andamento, sob a avaliação de uma comissão avaliadora. A programação conta também com palestras ministradas por especialistas em áreas específicas da Entomologia. De acordo com a organização, o evento serve para avaliar a qualidade dos projetos e manter a excelência do curso, além de ajudar os alunos a melhorarem as suas bases teóricas e os desenhos experimentais dos projetos.
Programação – https://docs.google.com/document/d/1Ly4lTtAXdG6yILgxcR9mSplMZtNwuKlWzkNZd4aQ658/edit
Texto – Louiselene Meneses / ASPEC
Fotos – Juliana Barbosa / ASPEC
O coordenador do PPG-Ento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o diretor do SCB e o chefe do DZOO, na mesa de abertura do evento
O professor Olaf Mielke recebe a homenagem dos alunos da turma 2019 do PPG-Ento
Paulo Jorge Parreira dos Santos é professor titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco