A UFPR recebe no dia 30 de março especialistas nacionais e internacionais no 1° Workshop Internacional MedEpiGen . O encontro prevê a exposição e discussão inter e transdiciplinar de vários temas relacionados à síndrome metabólica, tais como fatores genéticos, câncer, migrânea, atividade física, entre outros.
A expectativa, segundo a organizadora do evento, Prof. Dra. Angelica Beate Winter Boldt, “é alcançar uma visão mais integral das diversas facetas que compõem a apresentação, prevenção e tratamento das dislipidemias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e obesidade central, almejando a construção de estratégias mais eficientes de saúde pública para prevenção não somente da síndrome metabólica, mas também das suas comorbidades”.
Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Genética da UFPR, o 1° Workshop MedEpiGen é uma iniciativa do projeto homônimo orientado pela Prof. Dra. Angelica, aprovado no edital da pesquisa para o SUS, com apoio do Ministério da Saúde, CNPq, Fundação Araucária e Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e do Programa de Internacionalização da CAPES. É organizado pelo grupo de pesquisa em Epigenética e Genética Epidemiológica, integrante do Núcleo de Arranjo de Pesquisa e Inovação em Genômica, e objetiva o desenho de estratégias de Medicina preventiva adaptadas ao perfil genético epidemiológico da síndrome metabólica em populações do Paraná. A coleta de amostras e análise de resultados ocorre por meio de pesquisadores de diversas universidades paranaenses: UFPR, UEPG, UEM, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP e PUCPR, com apoio fundamental de ONGs como a ACELPAR e institutos de pesquisa como a FIOCRUZ, INCA, IPEC e IPPP, além de colaborações com as universidades de Lübeck e Mainz, na Alemanha.