Minicurso zebrafish como modelo animal na pesquisa – 07 a 11 de dezembro

O Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR fará, entre os dias 07 e 11 de dezembro, o Minicurso zebrafish como modelo animal na pesquisa. As aulas serão ministradas via plataforma moodle pelos mestrandos Roberta Pozzan e Yuri Matheus Rodrigues.

O curso é direcionado a estudantes de graduação nas áreas de biociências e tem como propósito mostrar o papel que o peixe zebrafish (Danio rerio) tem em vários aspectos na área da pesquisa, além de abordar informações sobre sua biologia e manejo em laboratório.

As inscrições vão até 02 de dezembro, são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Sobre o zebrafish

O zebrafish (Danio rerio) é um peixe de água doce, que cerca de cinco centímetros quando adulto. Sua taxa reprodutiva é alta com embriões transparentes e 70% de equivalência genética com os seres humanos.

Outra característica é a rapidez do seu desenvolvimento, já que seu ovo evolui para larva entre 48 a 72 horas e ele se torna adulto aos três meses de vida.

O zebrafish foi o primeiro animal a ser clonado, procedimento realizado pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, em 1981. Além disto, dois prêmios Nobel já foram entregues por estudos com a espécie.

Minicurso zebrafish como modelo animal na pesquisa

Quando: de 07 a 11 de dezembro

Onde: via plataforma moodle