Setor de Ciências Biológicas

Movimenta UFPR sorteia vagas de treinamento de corrida aberto à comunidade

Fortalecer corpo e mente, crescer como pessoa, encontrar amizades genuínas e sentir-se pertencente a um grupo: estes são alguns dos benefícios percebidos por participantes do Movimenta UFPR, projeto de extensão de assessoria de corrida desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos (CED), no Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

 

Movimenta UFPR

Treino na pista | Movimenta UFPR | Foto: Jessica Pandolfo

 

O grupo formado por 130 corredores tem se reunido na pista de atletismo do Centro Politécnico para treinar corrida em conjunto. Iniciam a atividade com um aquecimento coletivo e, da pista, seguem pelo campus cumprindo as metas propostas pela equipe. Responsável pelo projeto, o técnico desportivo Vinícius Andrade explica que os treinamentos são elaborados com base nos objetivos de cada aluno e no nível de condicionamento, de forma individualizada. A proposta de atividade é enviada através de um aplicativo.  E como coordenador, ele cobra compromisso e horário. “Somos bem chatos com horário! Quem trabalha aqui na UFPR já vem mais cedo, corre, toma banho e já vai trabalhar. Temos vestiários ao lado das quadras, o que facilita bastante a logística”, revela.

O projeto preza muito também pelo aspecto coletivo da atividade. “Quanto mais presente puder estar, melhor. Por mais que a corrida seja extremamente individual, de certa forma até solitária, a gente procura promover essa união”, complementa o coordenador. Uma das formas de buscar essa interação são os eventos e campanhas promovidos pelo grupo, além do incentivo à participação em maratonas de rua. Este ano eles organizaram uma festa julina que reuniu participantes e familiares para corrida e confraternização num domingo de manhã na Fazenda Experimental Canguiri, unidade rural de ensino e pesquisa da UFPR localizada em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

 

Corrida de Festa Julina na Fazenda Canguiri. Foto: Marcio Olesko

 

O incentivo mútuo é uma fonte de motivação para os corredores. “Uma das coisas mais marcantes sobre participar do Movimenta é o senso de companheirismo que existe entre os membros. Correr pode ser uma atividade solitária, mas quando estamos juntos, torna-se uma experiência compartilhada. Minha participação no Movimenta tem sido uma jornada transformadora”, diz Rudnei de Liz (59 anos), que chegou ao projeto por meio da filha, estudante de Biologia da UFPR.

 

Eventos (10)

 

Convidada para um treino na pista, Francieli Ulbinski (29 anos) completou este mês seu primeiro ano no grupo. “Eu já corria, mas sem noção alguma de corrida”, revela. Sobre o impacto dessa atividade na sua vida e rotina, ela diz que existe uma Francieli antes do Movimenta UFPR e outra depois. “Com a assessoria, tive um avanço significativo no meu rendimento. Mas, melhor que isso: tive a certeza de como a corrida me deixa feliz e de como me sinto bem comigo mesma, tanto emocionalmente quanto fisicamente”, afirma. “Correr pra mim, hoje, é tipo tomar banho: é necessário, faz parte da minha rotina. Eu encaixo a corrida como uma prioridade nas tarefas da semana. Sem contar que o grupo em si deixa tudo especial, torna o esporte mais prazeroso”, conta a Fran.

 

Eventos (11)

 

Podem fazer parte do projeto pessoas com idade a partir de 18 anos, de qualquer nível de condicionamento físico, tanto iniciante quanto corredores experientes. O treinamento de corrida é individualizado, prescrito com base nos objetivos do aluno, nível de condicionamento físico e disponibilidade de tempo para treinar. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade (interna e externa a UFPR). Os treinos ocorrem às terças e quintas, às 6h30, e aos sábados, às 7 horas. Para o envio de nova planilha e manutenção da matrícula é exigida uma frequência mínima de 4 treinos presenciais por mês e a execução de 75% dos treinos que foram propostos.

 

Movimenta UFPR

Treino na pista | Movimenta UFPR | Foto: Jessica Pandolfo

 

Visando manter a qualidade do atendimento, as vagas são limitadas. O projeto está bastante concorrido, por isso são realizados sorteios mensais de apenas dez novas vagas. A próxima abertura de inscrições para o sorteio é dia 04 de setembro, segunda-feira. O link será divulgado no instagram do @movimentaufpr no dia 04/09. Fique ligado(a)!

CHANCE EXTRA | Neste sábado, 2 de setembro, às 8 horas, haverá um treino pré-matrícula na pista de atletismo do CED. Quem participar vai ter o direito de concorrer a uma das cinco vagas extras que serão sorteadas ao final.

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR