Semana Lixo Zero pretende plantar “compromissos verdes” na UFPR

logo forms
As notícias diárias sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta alertam a sociedade para a necessidade de reflexão e melhoria dos hábitos de consumo. Com maior conhecimento e consciência, é possível reduzir e ser mais assertivo nas escolhas diárias, a fim de realizar um descarte mais adequado e em menor volume. Como auxílio a esta possível meta (ou meta possível?), o conceito de “Lixo Zero”, que preza o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e visa a redução ou até mesmo o fim do encaminhamento de recicláveis para aterros sanitários e incineração.

Atento às necessidades da vida no planeta, o Setor de Ciências Biológicas (SCB) promove de 23 de outubro a 1º de novembro a Semana UFPR Lixo Zero. O Evento de Extensão prevê mesas-redondas, rodas de conversa, visita técnica, ações culturais, um hackaton e até uma feira de economia circular e solidária.

O tema “Colapso Climático – quais mudanças estão em nossas mãos?” será abordado pelas professoras Juliana Quadros (UFPR Litoral) por uma perspectiva ambiental, Sandra Simm (SEPT/UFPR) pela perspectiva da gestão e Lúcia Alencastro (UFPR Litoral) pela perspectiva social, a partir do trabalho de organização coletiva dos catadores em associações/cooperativas. Protagonistas ambientais representantes do coletivo Paraná Lixo Zero, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare) e do Instituto Guajú vão compor a segunda mesa-redonda, intitulada “Somos uma grande e potente rede”. As mesas serão mediadas pela professora Myrian Del Vecchio de Lima, pesquisadora de Comunicação/Jornalismo e de Meio ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Uma roda de conversa especial será realizada com servidores terceirizados que atuam na limpeza do SCB, com o presidente da cooperativa Catamare, que também receberá durante a semana um  grupo em visita técnica. Podem participar estudantes e servidores, que terão a oportunidade de conhecer o trabalho desses agentes fundamentais para nossa cidade e universidade e entender como otimizar a separação em suas casas, trabalho e universidade! Acesse aqui o link para se inscrever. O ônibus da UFPR partirá no dia 26 (quinta-feira) às 14h30 em frente à catraca do SCB, com retorno previsto para às 16h30. A participação é gratuita e vai gerar certificado.

Nos dias 26 e 27, das 9h às 17 horas, estará aberta para visitação a Feira de Economia Circular e Solidária, que integra a programação do evento. Mais de 60 expositores estarão presentes, com oferta de artesanato, brechós (roupas, calçados e acessórios), sabonetes naturais e velas aromáticas, quadros decorativos, fotografias com artes que representam a diversidade de insetos, chaveiros, blends de óleos essenciais, ecobags, objetos em cerâmica, lingerie, meias, pijamas, almofadas e muito mais, além de barracas de comida de dar água na boca! A feira vai estar montada no andar do meio (o da rampa) do SCB e praça de alimentação na área da cantina e da pracinha em frente ao PPGEco. A feira tem parceria com a Libersol – Rede de Saúde Mental e Economia Solidária.

Na sexta-feira (27) ocorre pela manhã o Hackaton UFPR Lixo Zero. A experiência será conduzida por João Paulo Mehl, egresso de Administração da UFPR, articulador de produtos e serviços ligados à sustentabilidade urbana, que busca fortalecer a economia verde pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e educação. Após uma fala inicial sobre as questões do lixo zero, sustentabilidade, compostagem, biodigestores e gestão de resíduos, os inscritos participarão de uma dinâmica coletiva para identificação de problemas e construção de propostas de soluções para a gestão de resíduos na UFPR, em especial no SCB. O desafio do Hackaton será a elaboração de um documento que deverá ser apresentado à comunidade acadêmica no painel de encerramento do evento, à tarde. O documento poderá ser a base de um “Termo de Compromisso UFPR Lixo Zero”. Podem se inscrever (formulário aqui) estudantes de todos os cursos da UFPR e servidores (técnicos administrativos, docentes e terceirizados). A participação no Hackaton também vai gerar certificação.

As crianças – o futuro do planeta! – também farão parte desse momento na universidade. No dia 1º de novembro, a Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva, do Departamento de Educação Física, acompanhada de seu simpático e esperto robô, realizará uma oficina com a temática do lixo zero voltada para crianças, estudantes de escola municipal parceira da instituição.

A Semana Lixo Zero UFPR pretende agregar pessoas interessadas neste tema que envolve a todas as pessoas e muitas (se não todas) as áreas do conhecimento, é transdisciplinar. Faça parte desse movimento, faça parte da mudança que queremos dentro e fora da universidade! Participe da Semana Lixo Zero UFPR!

*** Evento de Extensão com emissão de certificado.

Feira Lixo Zero [ banner ] (90 x 120 cm) (1)

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)