O Brasil tá em rankings dos quais ninguém se orgulha. Somos o quarto paÃs do mundo que mais descarta plástico, por exemplo. Você já deve imaginar o problemão que isso causa não só aqui, mas em todo o planeta, né?
A boa notÃcia é que existe um movimento para reduzir essa bagunça. O nome dele é Lixo Zero. Anualmente, adeptos a essa causa se reúnem mundo afora para pensar soluções e espalhar a palavra da economia circular e do descarte sustentável.
O Setor de Ciências Biológicas da UFPR entrou nessa onda e, seguindo a agenda global do evento, realiza a Primeira Semana Lixo Zero UFPR, que acaba de começar e vai até sexta (27). Tem feira, visita guiada, palestras e muito mais! Hoje a gente conta tudo sobre ela. Vem cá!
Tempo de leitura desta news:Â 7 minutos
Quem trabalha no prédio principal com certeza reparou na tartaruga gigante bem na entrada desde segunda (23). A escultura de Luiz Gagliastri faz parte do projeto Tartarugas Pet Socorro, que o artista desenvolve com a esposa, Fernanda, e consiste na elaboração de repositórios de plástico em forma de tartarugas para incentivar o descarte sustentável desse material. A tortuguita de metal fica com a gente até o fim da Semana Lixo Zero UFPR, e depois seguirá turnê pelo Paraná (chique!).
Além dela, outras obras de Gagliastri estão por aà (como esta de Pinhais), lembrando da importância de evitar a produção de lixo, e de separá-lo e jogá-lo nos locais corretos. Ah, e não é por acaso que as tartarugas, ameaçadas pelo excesso de plástico nos oceanos, são importantes sÃmbolos dessa luta.
Só que as consequências do lixo excessivo não impactam apenas o mar. Esse problema está mais perto do que você imagina (e a solução dele também).
Tá, Bionews, mas o que eu faço para ajudar a reduzir a quantidade de lixo no planeta? Bom, é preciso mudar sua relação com a produção de resÃduos e repensá-la, percebendo a importância de evitar itens descartáveis, lojas de fast fashion, e atividades econômicas que não estão pautadas na economia circular.
Economia circular? O que é isso? Trata-se de um modelo de produção e distribuição com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos duráveis, recicláveis e renováveis. É o que ocorre em brechós e feiras que, entre outras ações, evitam distribuir sacolas plásticas.
O diagrama a seguir explica melhor.
Aliás, se você ama uma feira, vai adorar saber que a Semana Lixo Zero UFPR terá uma – e com mais de 50 fornecedores! Será amanhã (26) e sexta (27), em frente ao quiosque interno e no corredor central do prédio <3
Também teremos palestras, um hackaton e uma visita guiada a um centro de reciclagem.
Ainda dá tempo de se inscrever! Corre lá!
A Semana Lixo Zero UFPR é realizada pela Aspec do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, com apoio do Paraná Lixo Zero, a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL), e a Rede de Atenção Psicossocial: construindo o cuidado em Liberdade e Possibilidades de Inclusão pelo Trabalho (projeto de extensão do Professor Luis Ferro, da Terapia Ocupacional).
Com o sucesso da série The Last Of Us, o universo dos fungos ficou em evidência e especialistas no tema amaram a deixa. O professor Mateus Adurvino Reck, que trabalha em nosso setor, foi um deles. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestre e doutor em Botânica pela mesma instituição e pesquisa fungos há anos. Um de seus objetivos de carreira hoje é disseminar informações corretas sobre esses organismos e desmistificar a imagem negativa deles que habita o imaginário popular. No âmbito da pesquisa, pretende continuar o trabalho iniciado no doutorado, descrevendo a diversidade de macrofungos decompositores de madeira na Mata da Araucária e na Mata Atlântica. Conheça mais sobre o professor!
Semana Lixo Zero UFPR
26 a 27 de outubro no Setor de Ciências Biológicas
Palestras e feira solidária com mais de 40 fornecedores adeptos à economia circular
Mais informações aqui
Jornada de Farmacologia
25 a 27 de outubro no Setor de Ciências Biológicas
Mais informações aqui
Comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGECO)Â
16 de novembro de 2023
Mais informações aqui
Processo Seletivo 2024 do PPGECO
Inscrições até 8 de novembro
Mais informações aqui
Processo Seletivo 2024 do Programa de Pós-graduação em Zoologia
Mais informações aqui
Por hoje é só!Â
Até a próxima! ❤