Paula Carolina Ferreira, estudante de Ciências Biológicas da UFPR, participou do Simposio Internacional de Diatomáceas, que aconteceu na Freie Universität e no Museu Botânico de Berlim, Alemanha, entre os dias 25 e 30 de junho de 2018.
A aluna participou de uma seleção que contemplou 10 jovens diatomólogos – especialistas nos estudos de algas – de todo o mundo, com 1.500 euros. Para tanto, os candidatos enviaram ao comitê o currículo, uma carta de recomendação e o resumo do trabalho a ser apresentado no simpósio.
No evento, Paula apresentou um estudo, sob a orientação da professora Thelma Alvim Veiga Ludwig, do Departamento de Botânica, sobre a biodiversidade das diatomáceas da família Eunotiaceae em água doce da Serra de Itabaiana, Sergipe. O Eunotiaceae é um grupo de microalgas bastante representativo na maioria dos ambientes aquáticos epicontinentais, sendo este um estudo pioneiro para o estado.
De acordo com Paula, participar do evento foi uma oportunidade para partilhar idéias, opiniões e experiências com outros estudantes e com profissionais da área. “Pude dialogar com diatomólogos de renome de todos os lugares do mundo. Foi o momento oportuno para divulgar o que estamos produzindo no Brasil para um seleto grupo de profissionais. Além de um aprendizado para a vida, uma aluna iniciante na pesquisa que pôde aproveitar o valioso contato com culturas diferentes e pesquisadores estrangeiros”, avalia a estudante.
E. yanomamib foi uma das espécies estudadas por Paula. Foto – Arquivo pessoal