Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR
A direção do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (SCB-UFPR) tomou posse em solenidade realizada na última segunda-feira, 06 de abril. A gestão 2026–2030 reconduz os professores Thales Ricardo Cipriani como diretor e Marcelo de Meira Santos Lima como vice-diretor do Setor.
A cerimônia aconteceu no Anfiteatro 10 — Prédio Central do Setor de Ciências Biológicas e reuniu cerca de 80 participantes, entre autoridades universitárias, Docentes, Técnicos Administrativos, Estudantes e Convidados da Comunidade Acadêmica. Familiares do diretor e do vice-diretor também estiveram presentes, acompanhando o momento solene de recondução da gestão.
A mesa de honra foi composta pelo diretor e vice-diretor do Setor, pelo reitor da UFPR, professor Marcos Sfair Sunye, e pela vice-reitora, professora Camila Girardi Fachin. Também estiveram presentes diretores e vice-diretores de outros Setores da Universidade, pró-reitores das áreas de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Extensão e Cultura (PROEC), Pós-Graduação (PROPG) e Pesquisa e Inovação (PRPI), além de ex-diretores e ex-vice-diretores do Setor de Ciências Biológicas e dos professores eméritos Olaf Hermann Hendrik Mielke e Marcello Iacomini.
Mesa de honra durante a solenidade de recondução da direção do Setor de Ciências Biológicas.
Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR
Durante a solenidade, Thales, Marcelo e o reitor Marcos Sfair Sunye realizaram a assinatura do livro oficial, formalizando o inÃcio da nova gestão.
Em sua fala, o vice-diretor Marcelo agradeceu à comunidade do Setor pelo apoio e relembrou os principais desafios enfrentados ao longo dos últimos quatro anos. Destacou o curto-circuito nos cabos subterrâneos responsáveis pela alimentação elétrica do Centro Politécnico ao Setor de Ciências Biológicas, situação que exigiu mobilização institucional para identificação do problema e construção de soluções estruturais. Ressaltou ainda as negociações e projetos desenvolvidos para a aquisição de geradores de energia — o primeiro já em fase de instalação — garantindo maior segurança para as atividades acadêmicas e cientÃficas. Também mencionou o processo de unificação das secretarias departamentais, iniciativa voltada à melhoria da organização administrativa do Setor.
O diretor Thales agradeceu o trabalho coletivo da comunidade acadêmica e relembrou os desafios enfrentados durante o mandato anterior, especialmente a crise elétrica que resultou em 25 quedas de energia em quinze meses. Segundo ele, a instalação dos geradores representa um avanço importante para a segurança dos laboratórios, do biotério e dos equipamentos cientÃficos distribuÃdos pelo Setor, incluindo o Laboratório de Imunogenética e HIstocompatibilidade (LIGH) que por sua vez é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para testes de compatibilidade genética para transplantes de medula óssea.
Thales também destacou o avanço das obras do projeto do prédio LIGH/Genômica , e de todo o envolvimento de diversos pesquisadores do Setor, além da participação da professora Graciela Bolzon de Muniz, coordenadora dos convênios, e apoio das gestões anteriores e da atual Reitoria, e da FUNPAR. A retomada da obra representa um passo importante para a consolidação da infraestrutura cientÃfica e para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas no SCB.
A vice-reitora Camila Girardi Fachin e o reitor Marcos Sfair Sunye também se pronunciaram durante a cerimônia, destacando a dimensão e a importância do Setor de Ciências Biológicas dentro da Universidade.
Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR
Ao final da cerimônia, os gestores reforçaram o compromisso com a continuidade das ações institucionais, a valorização da ciência e o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Setor.
O momento foi marcado pelo reconhecimento do trabalho coletivo que sustenta o crescimento do SCB e pelo sentimento compartilhado entre os presentes: viva o Setor de Ciências Biológicas da UFPR.
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR) – 10/04/2026.