A mais recente publicação da revista “Ciência UFPR” destaca importantes contribuições de pesquisadores do Setor de Ciências Biológicas.
Plástico e fertilidade
A reportagem de capa traz os resultados de pesquisas feitas por profissionais dos Departamentos de Fisiologia e Farmacologia, que identificou a associação da infertilidade masculina ao contato com substâncias presentes na composição de plásticos – os ftalatos.
Um desses ftalatos – o Diisopentil Ftalato (DiPeP) pode prejudicar o desenvolvimento reprodutivo de meninos ainda durante a gravidez. “A exposição química durante a gestação é mais grave porque gera efeitos adversos permanentes, que influenciam no desenvolvimento do feto” afirma o professor Anderson Martino Andrade, do Laboratório de Fisiologia Endócrina e Reprodutiva Animal da UFPR.
Outra constatação é que o Brasil, até agora, é o único país com registros de populações constantemente expostas ao DiPeP, que, de acordo com o docente, possui potencial para ser utilizado como plastificante em produtos plásticos à base de PVC e como aditivo em outras aplicações industriais. As 50 gestantes que participaram do estudo liderado por Andrade receberam recomendações quanto ao uso de plásticos, cosméticos, remédios e alimentos, para assim evitar o contato com os ftalatos.
A reportagem conversou também com a professora norteamericana Shanna Swan. Ela investiga termas de fertilidade humana em parceria com a UFPR e explicou o estado destas pesquisas a nível mundial.
Microscopia
Outro destaque da edição é ensaio fotográfico com imagens geradas no Centro de Microscopia Eletrônica (CME) da UFPR. As fotos, em preto e branco, revelam detalhes que definiram pesquisas, mas também são interessantes, por serem inusitadas ou belas.
Memória
O artigo que fecha a revista traz uma homenagem à professora Danúncia Urban, que por mais de meio século contribuiu na catalogação das abelhas da região neotropical do planeta. Sua simpatia, generosidade e bom-humor conquistaram a todos os que desfrutaram do seu convívio até meados da última década, quando parou de frequentar diariamente o Departamento de Zoologia da UFPR.
Acesse aqui o conteúdo completo da revista, que traz também reportagens sobre as contribuições da UFPR no cultivo de ostras, combate à dengue e na organização do transporte coletivo, entre outros assuntos.
Com informações de Camille Bropp Cardoso, da Sucom/UFPR