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[Educação Física] Universidade e comunidade: atividade prática leva lazer e integração a idosas em Instituição de Longa Permanência

O processo formativo na graduação vai muito além das atividades em sala de aula. Vivências externas e inserção na comunidade são fundamentais para um aprendizado completo. Na última sexta-feira (4), 16 estudantes da disciplina optativa “Temas Emergentes em Lazer II”, mais duas voluntárias do curso de Educação Física, tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência ao organizar um evento lúdico-recreativo para as moradoras da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São Vicente de Paulo, localizada em Curitiba. A atividade fez parte da programação da Semana do Idoso na instituição, que atua na assistência social e promove a dignidade e inserção social de aproximadamente 150 mulheres idosas em situação de vulnerabilidade.

A visita, que integra o currículo da disciplina ministrada pelo Professor Dr. Riqueldi Lise, permitiu que os alunos elaborassem, organizassem e executassem atividades recreativas para os moradores, colocando em prática as teorias discutidas em sala. O professor destacou a surpresa e satisfação com o desempenho dos alunos e com o impacto da experiência: “Já fizemos essa atividade anteriormente, mas cada vez é uma experiência completamente distinta. Trazemos os alunos, trabalhamos as teorias em sala, e quando chegamos aqui, vemos o talento e a habilidade de sociabilização deles em ação. Fiquei muito feliz com o resultado e especialmente com o protagonismo dos alunos”, revelou. A atividade foi inspirada em um trabalho desenvolvido numa disciplina anterior, de Políticas Públicas. “Tudo foi elaborado pelos alunos, eu apenas apoiei para não atrapalhar! A ideia agora é realizar mais uma visita neste ano, talvez em novembro, para dar continuidade a esse trabalho com a comunidade”, explica Riqueldi.


A estudante Giuliana Da Rolt, que integrou o grupo que desenvolveu o projeto como parte de suas atividades na disciplina de Políticas Públicas, contou um pouco sobre a experiência e sobre a reação dos idosos às atividades. “Foi uma experiência incrível. O nosso plano original envolvia atividades com dança, além de outras dinâmicas lúdicas, mas acabamos adaptando algumas coisas para celebrar a Semana do Idoso. O bingo, por exemplo, fez o maior sucesso! Ver o quanto eles se envolvem e se divertem é muito gratificante. Eu sempre gostei do contato com idosos e pretendo seguir carreira nessa área. A interação foi calorosa!”, disse.

Marco Aurélio Rodrigues Júnior, um dos participantes, compartilhou sua experiência ao interagir com as idosas e os idosos visitantes no dia: “Foi a minha primeira experiência prática diretamente com pessoas idosas, e foi muito enriquecedora. A gente estuda bastante a teoria sobre envelhecimento e aprende como levar movimento e saúde por meio da Educação Física. Hoje, pude ver na prática como as nossas atividades podem proporcionar bem-estar, saúde, alegria e, principalmente, lazer. Apesar de morarem nessa instituição há muito tempo, ainda é possível desenvolver atividades que tragam diversão e renovem o ânimo deles”, disse o estudante.

Neia Batista, também estudante, compartilhou como essa experiência foi diferente de tudo o que ela já havia vivenciado. “Foi algo totalmente novo para mim, e eu amei. A energia que os idosos transmitem é incrível, muito contagiante. Eu sinceramente saio daqui renovada. Quando cheguei, imaginei que seria um ambiente mais calmo, menos enérgico, mas me surpreendi. Eles têm uma energia muito alta, e isso nos envolve completamente. Foi muito gratificante!”, revelou. Ela também mencionou seu interesse na área e como essa vivência reforçou seus objetivos.

A senhora Jurema, uma das moradora da ILPI, expressou a alegria que sentiu com a visita dos alunos. “Foi muito lindo! Eles alegraram nossos corações, foi muito gostoso para todo mundo”, contou, revelando a importância desse tipo de conexão entre universidade e comunidade. Com isso, o curso de Educação Física da UFPR reforça o compromisso em formar profissionais mais humanizados e conscientes de sua responsabilidade social.

 

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFFPR) – 10 de outubro de 2024

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