A Incubadora Tecnológica da UFPR realizou no último dia 27 de julho a cerimônia de graduação das empresas Imunova e GoGenetic.
Criadas por pesquisadores formados em programas de pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas, as duas empresas se graduaram após passarem pelo processo de incubação, desenvolvendo habilidades e competências suficientes para enfrentar a realidade de mercado, com maior confiança e capacidade técnica.
A cerimônia contou com a presença da vice-reitora da UFPR, professora Graciela Ines Bolzón de Muniz; da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; da consultora CERNE da Incubadora UFPR, professora Geocris Rodrigues (UTFPR Pato Branco), do professor Pedro Cademartori, diretor da Agência de Inovação da UFPR; do diretor do Setor de Ciências Biológicas, professor Thales Cipriani; dos sócios das empresas incubadas Multiagro e Digitale, além de outros convidados.
Imunova
A Imunova Análises Biológicas nasceu com o propósito de oferecer soluções biotecnológicas em insumos e técnicas de ponta para pesquisa e diagnóstico animal. A empresa foi planejada por ex-alunos do programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia como uma forma de prestar para a agroindústria os serviços que a Universidade desenvolve com excelência.
Assim, a Imunova visa aplicar de forma prática para as empresas da área agroveterinária o know-how adquirido na academia. A empresa atua na avaliação, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria veterinária através do estudo do sistema imune.
GoGenetic
A GoGenetic leva o conhecimento produzido dentro da academia para a sociedade. Os três sócios fundadores, incentivados pelos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências – BioquÃmica, são pesquisadores em microbiologia, sequenciamento genético e todos os desdobramentos e impactos da biotecnologia.
A experiência de décadas em projetos cientÃficos moldou o formato de atuação da empresa, que preza pela customização, adaptando as técnicas e tecnologias para cada cliente de forma única. A startup de biotecnologia atua com sequenciamento de DNA em áreas como mercado animal, alimentÃcio, agronegócio e saúde humana.
Incubação
Vinculada à Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn), a Incubadora da UFPR atua como fomento de formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais, além de funcionar como agente facilitador do processo empresarial e de inovação das empresas.
Os membros da comunidade da UFPR e da comunidade externa, com projetos ou protótipos funcionais inovadores e/ou de base tecnológica, podem participar da seleção de negócios inovadores a serem abrigados na Incubadora Tecnológica da UFPR. O Edital de fluxo contÃnuo está disponÃvel em spin.ufpr.br/empreendedorismo
Com informações da Spin/UFPRÂ