Uma equipe com alunos de Pós de Graduação em Educação Física da UFPR e uma estudante da Universidade Positivo avaliou 62 idosos atendidos pelo SESC Água Verde, no último dia 24 de abril.
Os testes aplicados visaram identificar possíveis déficits que os idosos poderiam apresentar devido ao envelhecimento, como: risco de quedas e de fraturas, declínio da força muscular e alterações na composição corporal.
As avaliações foram realizadas por profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e nutricionistas, com instrumentos de baixo custo operacional, fácil aplicabilidade, para rastrear as principais disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao envelhecimento. Após os testes, cada idoso recebeu um laudo e orientações dos profissionais, de acordo com os resultados de sua avaliação. Os idosos foram instruídos sobrecuidados para evitar quedas, importância do exercício físico para manter e/ou melhorar a força muscular e equilíbrio e a importância nutricional no envelhecimento.
De acordo com a professora Anna Raquel Gomes, orientadora da atividade, a detecção precoce de disfunções musculoesqueléticas permite o tratamento e prevenção de agravamentos. “O tratamento ou prevenção de doenças como sarcopenia; osteoporose; artrose; por meio de exercícios físicos, pode promover a saúde do idoso e evitar quedas, fraturas, dependência do idoso, isolamento da sociedade, perda de autonomia, depressão, fragilidade física, má qualidade de vida e hospitalização”, ressalta.