Estudante da UFPR é finalista de concurso de monografias sobre diversidade

Gabriel Godoy, estudante de Ciências Biológicas da UFPR, foi finalista do concurso de monografias do programa Feira DiverS/A. O tema abordado foi “Gênero e sexualidades dissidentes: ensino de anatomia e fisiologia no Brasil”.

Orientado pela professora Maíra Valle, o projeto buscou compreender a concepção de professores de Anatomia e/ou Fisiologia de Instituições de Ensino Superior do Brasil sobre os conceitos de sexo, gênero, sexualidade, orientação sexual e preconceitos.

Gabriel observou que docentes com idade entre 24 e 37 anos e professores LGBPA+ (lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, assexuais e outras orientações sexuais) são mais favoráveis a abordar temas relacionados à sexualidade e gênero no ambiente universitário, inclusive com disciplinas específicas. Porém, para outros grupos, apesar de reconhecerem a importância do tema, isso ainda não acontece.

Na visão de Godoy, é importante discutir esses assuntos em sala de aula, uma vez que estão envolvidos aspectos sociais como segurança, saúde, educação e empregabilidade. “Discutir sobre esses temas é um direito público. A cidadania plena não é somente para alguns, ela é para todos e todas”, enfatiza.

A monografia foi premiada no Concurso LGBT+ Pesquisa, que visa fomentar e dar visibilidade para monografias que abordem a temática. Gabriel e Maíra receberam como prêmio um tablet, no último mês de dezembro.

SOBRE O PROGRAMA

A FEIRA DIVERS/A é um evento de conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais de todas as identidades, expressões de gênero e orientações sexuais. Entre as ações que o programa promove, destacam-se o Concurso LGBT+ Pesquisa, mentorias profissionais, entre outras.

Texto: João Vitor de Oliveira, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

teste godoy