As alunas de Fisioterapia Gabriela de Almeida Tormes e Heloisa Salamoni de Araújo realizam iniciação científica no projeto “Efeitos de um programa de treinamento físico com jogos virtuais e suplementação proteica na função musculoesquelética e risco de quedas em idosos pré-frágeis”, no qual alunos de mestrado e doutorado em Educação Física da UFPR desenvolvem pesquisas sob orientação da Professora Anna Raquel Silveira Gomes.
Gabriela e Heloisa também atendem pacientes na clínica de Fisioterapia do Hospital de Clínicas, na disciplina “Habilidades Fisioterapêuticas de média complexidade”. Durante as aulas, há a integração da teoria com a prática com pacientes, sob supervisão direta de docentes de diferentes especialidades fisioterapêuticas, além da atuação multidisciplinar no mesmo ambiente acadêmico-profissional.
Durante os atendimentos, elas propuseram utilizar jogos virtuais como terapêutica, a chamada Gameterapia, aliando o conhecimento científico na assistência fisioterapêutica. Além disso, capacitaram colegas a utilizar esta técnica que facilita a adaptação dos pacientes, especialmente crianças e jovens, em tratamentos de fisioterapia. Apesar de não substituir outras práticas, a técnica é bem aceita por médicos e pacientes.
De acordo com Anna Raquel, a atitude das alunas chama atenção “por demonstrar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-assistência, indicando a importância da iniciação científica tanto para desenvolvimento do conhecimento como para aplicação imediata em pacientes atendidos pela Fisioterapia da UFPR”. Destaca-se ainda a atuação da doutoranda Audrin Said Vojciechowski, que, além de participar do projeto de pesquisa, atua como docente da disciplina “Habilidades Fisioterapêuticas de média complexidade”.
Anna Raquel explica que a experiência técnico-científica com gameterapia é um exemplo de pesquisa translacional, que acontece quando conhecimentos científicos já publicados bem como produzidos são incorporados em novos produtos e processos nas práticas fisioterapêuticas de cuidado no sistema público de saúde.