Realizar o mapeamento dos fatores de risco associados a prematuridade de crianças na cidade de Curitiba e Região Metropolitana entre 2013 e 2019. Este foi objetivo do trabalho de conclusão de curso dos estudantes de Fisioterapia da UFPR Tayala Erculano de Lima e Anthony do Carmo Zeferino.
Eles demonstraram que o uso do mapeamento espacial pode favorecer a construção de estratégias de intervenção de equipes de saúde e políticas públicas para as famílias que precisam de apoio em diferentes contextos.
Como produto final do projeto, foi desenvolvido um blog de orientação para Educação em Saúde, visando a estimulação da criança em Fisioterapia nas escolas de educação infantil. O material está disponível no endereço https://brincareviverufpr.blogspot.com/, com acesso gratuito.
Além disso, a equipe desenvolveu um manual com dicas de estimulação para as famílias que frequentam o Centro de Neurologia Pediátrica do Complexo Hospital de Clínicas (CENEP/CHC). O material completo está disponível aqui.
A equipe do Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” do Departamento de Prevenção em Fisioterapia (LAM-SF/DPRF) foi responsável pela mediação temática da pesquisa em crianças. O estudo teve a orientação das professoras Vera Lúcia Israel e Luize Bueno de Araújo, e colaboração de Tainá Ribas Mélo e Adriano Zanardi da Silva.
A convite da fisioterapeuta Larissa Volpi, preceptora dos estudantes dentro do CENEP durante o TCC, Tayala e Anthony apresentaram uma palestra no último dia 19 de agosto sobre as pesquisas realizadas no espaço. Participaram do encontro fisioterapeutas, psicólogos, médicos, entre outros profissionais e pesquisadores da área.
Com informações e fotos da professora Vera Lucia Israel