Entre os dias 15 e 18 de setembro ocorreu na cidade de Bonito – MS – o 13º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL). Trata-se do maior evento nacional relacionado à área e um dos principais da América do Sul. Uma equipe composta por 14 alunos e 2 professores do Setor de Ciências Biológicas esteve presente no evento e apresentou diversos trabalhos relacionados ao controle biológico de pragas.
Os professores do Departamento de Patologia Básica Maria Aparecida Zawadneak, Bráulio Santos, Ida Chapaval Pimentel e Patrícia do Rocio Dalzoto, além de docentes do Setor de Ciências Agrárias, orientaram os trabalhos apresentados.
A maioria dos trabalhos tratou da lagarta Duponchelia fovealis, uma praga recém introduzida nos morangueiros brasileiros que foi identificada pela primeira vez pela equipe do laboratório de Parasitologia Agrícola, no qual os alunos e professores atuam. “Temos um trabalho pioneiro nesta linha, portanto, nossos trabalhos refletem o que se está fazendo no laboratório”, afirma a professora Maria Aparecida.
Rodrimar Barboza Gonçalves, aluno de Iniciação Científica CNPq e participante do Simpósio, analisa sua participação como uma oportunidade importante de crescimento. “Além da apresentação do resultado de nosso trabalho, o evento traz a oportunidades de conhecer profissionais e estabelecer uma rede de contatos”, relata o aluno. Maria Aparecida Zawadneak acrescenta: “nessas ocasiões, eles veem a importância e a aplicação prática de todo o trabalho que realizam no laboratório”.
A docente ressalta a importância do incentivo da UFPR, que possibilita que essa e outras oportunidades importantes para os alunos sejam aproveitadas. “Obtivemos apoio no transporte dos alunos e na confecção dos banners para o evento, que foram muito elogiados”.
O SICONBIOL é organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil junto com instituições locais da cidade-sede. A próxima edição ocorrerá na cidade de Goiânia.