Na manhã desta terça-feira (25), o Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu a I Mostra de Trabalhos de Neuroanatomia do Curso de Medicina, realizado no corredor do Departamento de Anatomia. O evento concluiu a disciplina de Neuroanatomia, ofertada semestralmente no BL, e contou com a exposição de pôsteres de alunos do segundo perÃodo do curso, que entraram em contato pela primeira vez com a pesquisa cientÃfica.
Foram 20 painéis e 110 estudantes envolvidos. Entre os temas debatidos estavam a relevância da neuroanatomia para o futuro médico, impressão 3D para estudos em neuroanatomia e ventrÃculos cerebrais para leigos. Outro tema que chamou a atenção foi um banner explicando se uma galinha consegue andar sem cabeça e por quê.
De acordo com o professor Edson Antonio Tanhoffer, que esteve à frente da mostra, o evento preparou os alunos para enfrentarem discussões sobre neuroanatomia com especialistas e, segundo os avaliadores, se saÃram bem nessa tarefa. Outro desafio foi sintetizar assuntos densos no espaço limitado de um painel. “A proposta exigiu ainda, além da preparação teórica, a necessidade de trabalho em grupo e cooperação mútua”, disse Tanhoffer.
Durante a organização da mostra, dois grupos se animaram a inscrever trabalhos em uma jornada cientÃfica, demonstrando a importância desse tipo de incentivo e preparo. “Espero que seja a primeira de muitas, pois pretendo incluir nas próximas turmas como parte da avaliação”, finalizou o professor.
Conheça o Departamento de Anatomia da UFPR
(Por LÃvia Inácio – Aspec SCB UFPR)