Setor de Ciências Biológicas

Fisioterapia Aquática retorna às aulas práticas

Na última quinta-feira, dia 23 de setembro, o curso de Fisioterapia da UFPR retomou às aulas práticas da disciplina de Fisioterapia Aquática (FA), que estavam paralisadas devido à pandemia de Covid-19. Por ser uma matéria com ampla carga horária em aulas práticas, ela não foi disponibilizada no modelo remoto durante o período especial.

Sob orientação da professora Vera Lúcia Israel, a aula inicial ocorreu na piscina terapêutica do Centro de Ortopedia e Fisioterapia Batel (COFIB). Em contrapartida pela parceria, o Departamento de Patologia Básica da UFPR fará o controle microbiológico das piscinas, com análises mensais no Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular (LabMicro), sob coordenação da professora Andrea Stinghen.

A disciplina contará com a colaboração dos fisioterapeutas Luis Henrique Paladini, Adriano Zanardi da Silva e Juliana Siega, pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR.

Durante a aula, os acadêmicos puderam sentir os agentes físicos e térmicos do meio líquido e aprender sobre esse recurso da fisioterapia, que é complementar e integrativo em saúde, pois o contato humano é uma marca do curso “A minha primeira aula no ensino híbrido foi uma experiência muito boa, senti segurança, pois todos estavam devidamente protegidos com uso de máscara, Face Shields e álcool em gel, além do distanciamento. Espero que possamos cada vez mais voltar para prática, algo tão importante para o curso de Fisioterapia” relata a aluna Amanda Aparecida dos Santos.

De acordo com a aluna Anna Luiza Scherer Lino, a prática trouxe de volta a motivação para os estudos, além da segurança proporcionada pelos professores na orientação da prática. “Lembrei o porquê de ter escolhido Fisioterapia para cursar. Essa aula evidenciou ainda mais para mim o quanto as práticas são imprescindíveis para o curso, o aluno consegue de fato ter uma noção do que ele está fazendo, se está certo ou não”, declara a discente.

Já para a graduanda Luiza Helena Silva Gonçalves, além da presença dos professores, estudar a disciplina de forma presencial foi positiva para o aprendizado, pois trouxe de volta o carinho e atenção que a profissão de fisioterapeuta exige, que infelizmente, acabou sendo distanciado pela pandemia.

A disciplina segue com suas atividades e encontros presenciais semanais até dezembro, no Hospital de Reabilitação (HR).

Foto: Vera Lúcia Israel

Foto: Vera Lúcia Israel

Texto elaborado por Jéssica Biernaski, Luis Henrique Paladini e Vera L. Israel, adaptado pela Aspec.

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR