Movimenta UFPR leva quase 100 atletas para a Maratona de Curitiba

BioNews
A Maratona de Curitiba é a principal prova de corrida da cidade. Acontece sempre em novembro e envolve mais de 10 mil inscritos. Abrange diferentes distâncias, da mais longa – a Maratona propriamente dita, com seus pouco mais de 42 km – e as modalidades de 21 km (Meia Maratona), 10 km e 5 km, por isso atende variados públicos, desde quem está iniciando até aqueles que correm há mais tempo.

Pela segunda vez, a equipe do “Movimenta UFPR – Assessoria de corrida”, do Centro de Educação Física e Desportos (CED) da Universidade Federal do Paraná, marcou presença no evento, no dia 19 de novembro. Nesta edição o projeto contou com alunos de diferentes perfis participando em todas as distâncias. Foram 15 alunos correndo 5km, 25 alunos nos 10km, 35 alunos nos 21km e 22 alunos na maior distância, os 42,195 km. “Foi interessante porque a gente conseguiu ver a evolução tanto na questão das distâncias quanto no tempo. Aqueles que mantiveram a mesma distância do ano passado, reduziram muito o tempo nesta edição da prova”, diz o Prof. Vinicius Andrade, coordenador do projeto de extensão. O desempenho, segundo o professor, é apenas uma consequência da persistência na rotina de treinos. É algo menor em importância frente ao grau de companheirismo apresentado na prova e nos treinos. “A gente está conseguindo formar, além de pessoas que treinam com regularidade, um grupo bem fortalecido, onde um incentiva e apoia o outro. Um ambiente bem favorável para a prática do exercício”, conta.

A equipe iniciou a preparação para essa prova com 12 semanas de antecedência e requer uma enorme motivação e determinação, além de outros esforços diversos, desde psicológico até de organização de agenda pessoal. Segundo Luciano Bueno, filho de servidor aposentado da UFPR e um dos primeiros atletas a entrar no projeto, “emoção e lágrimas compõem o cenário da superação, assim como as bolhas e dores que vão tentar (sem sucesso) tirar a sensação de que você é capaz de tudo”. Mais, saibam de algo muito importante, uma grande conquista requer uma enorme motivação e determinação.

BioNews (2)

“Cada um tem um motivo que o impulsiona aos desafios, seja uma maratona, ou um Ironman. Desde que comecei nesse mundo viciante e apaixonado da corrida pude perceber que temos aqueles que estão nestes desafios para: fazer parte de um grupo, para desafiar seus próprios limites, os que estão pagando uma promessa, para destacar-se entre seus pares, para resgatar o atleta que não foi na juventude, até os que fazem por profissão, impulsionados pela possibilidade de fama e prêmios em dinheiro e tem os que estão por PURO PRAZER E AMOR AO ESPORTE.” —- Luciano Bueno, atleta da Maratona de Curitiba

Movimenta UFPR – Assessoria de corrida

A ação elabora treinos de corrida individualizados para os participantes do projeto. Os treinos ocorrem no Centro Politécnico, na pista de atletismo às terças e quintas (6h30) e aos sábados (7h). As atividades propostas podem ser realizadas eventualmente à distância, no local e horário que melhor se encaixam na rotina do participante. Para manter seu vínculo com o Movimenta o aluno deve realizar 75% dos treinos propostos e participar de no mínimo 4 treinos presenciais por mês.

Os interessados devem preencher o formulário pelo link disponibilizado no Instagram do projeto para efetuar seu cadastro. Novas vagas são ofertadas mensalmente.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)